Jules Bianchi para sempre #JB17

Nem só de alegrias vive o automobilismo, infelizmente algumas vezes acontecem algumas tragédias, e hoje o mundo da F1 recorda o acidente fatal sofrido pelo Francês Jules Bianchi no GP do Japão de 2014.

Na volta 43 daquele chuvoso GP do Japão de 2014, Bianchi perdeu o controle na curva 7 e acertou um guindaste que estava na área de escape para remover o carro de Adrian Sutil (então na Force Índia), que tinha batido na volta anterior. Socorrido ainda na pista, Jules foi levado ao hospital e passou por uma cirurgia de cerca de 4 horas. Dois dias depois a Marussia emitiu um boletim médico informando que o piloto de 25 anos havia sofrido uma lesão axonal difusa, que é uma lesão ampla e devastadora e que, em mais de 90% dos casos, deixa suas vítimas em coma definitivo.

Nove meses depois, Bianchi faleceu aos 25 anos.

bianchi

Em dezembro de 2014, uma comissão de notáveis formada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para apurar as causas do acidente concluiu que Jules foi o principal responsável pela batida, já que não reduziu a velocidade o suficiente ao contornar a curva 7. A entidade máxima do automobilismo também minimizou a presença de um trator na área de escape.
20157211041451_ap_970735646471_ii
O grupo, presidido por Peter Wright e que contava com mais nove pessoas, dentre elas o bicampeão Emerson Fittipaldi e os ex-dirigentes da Ferrari Ross Brawn e Stefano Domenicali, constatou que se Bianchi tivesse tirado o pé, não teria perdido o controle do carro. Também foi apontada uma falha nos sistemas de segurança da Marussia, embora ela não tenha sido determinante para o que ocorreu.
Bianchi vinha com grande ascenção na careira, naquele mesmo ano marcou o único ponto da pequena Marussia, o pupilo da Ferrari tinha claro futuro de um dia correr pela esquadra vermelha, por quem foi treinado desde o começo da carreira.
bianchi_ferrari
Os pilotos começaram uma série de tributos ao jovem francês nesta quarta (5), com declarações à imprensa e também nas redes sociais.
pastor_massa2