Rosberg venceu… e mereceu! – Pitacos F1

Podemos dizer que a corrida não foi a mais emocionante, nem a mais movimentada da temporada, mas não foi uma corrida assim tão monótona, isso temos de concordar, ou vai dizer que quem torcia para Rosberg não vibrou na hora em que Max Verstappen rodou logo na primeira curva? E também ficou desesperado quando viu que em poucas voltas ele já tinha escalado metade do pelotão? Tudo bem que era última corrida do campeonato, decisão do título e tudo mais e isso com certeza ajudou a aumentar o drama mas não vamos tirar o mérito da corrida em si ter sido boa.
f1-abu-dhabi-gp-2016-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w07-hybrid-leads-at-the-start-of-the-r
Parecia que ia ocorrer tudo bem na largada!
Hamilton fez o que pode para atrasar a vida de Rosberg, andando num ritmo muito reduzido forçou Rosberg a andar um pouco mais lento também, porém o alemão não se intimidou e quando precisou fez o que era necessário, como na hora em que Verstappen estava na frente de Rosberg e o piloto da Mercedes não recuou, foi para cima, colocou o carro de lado e ultrapassou o jovem holandês com maestria e claro, o piloto da Red Bull ajudou não fazendo nenhuma loucura, porém dificultou bastante a ultrapassagem.
f1-abu-dhabi-gp-2016-nico-hulkenberg-sahara-force-india-f1-vjm09-at-the-start-of-the-race
Ali no canto direito podemos ver Verstappen rodando…
Vettel ousou na estratégia, fez a primeira parada junto com os pilotos da Mercedes e esticou o stint com os pneus macios até o limite da borracha, liderou a corrida por algumas voltas e quando parou colocou os super macios, uma tentativa de andar mais rápido e uma estratégia que deu certo, Vettel chegava fácil e rapidamente nos pilotos a sua frente e praticamente não sofria resistência, o único que dificultou um pouco as coisas foi Verstappen mas nada que o alemão não pudesse tirar de letra. O piloto da Ferrari poderia até tentar ultrapassar Rosberg mas sabia que seria difícil de chegar e passar Hamilton, assim conseguiu garantir o terceiro lugar para fechar a temporada da Ferrari que não teve um ano muito bom.
f1-abu-dhabi-gp-2016-sebastian-vettel-ferrari-sf16-h-nico-rosberg-mercedes-amg-f1-w07-hybr
Vettel ousou e deu certo!
Como já dito anteriormente Verstappen poderia ter feito uma corrida bem melhor caso não tivesse, em um toque com Hulkenberg, rodado logo na primeira curva mas ao menos o piloto teve mais uma oportunidade para mostrar seu talento, não demorou em realizar ultrapassagens, não fosse a estratégia de Vettel poderia ter finalizado em terceiro. Quem não fez uma boa corrida foi Ricciardo, ficou apagado por boa parte da prova e apareceu apenas em uma briga com Raikkonen e só. O australiano precisa fazer uma temporada melhor em 2017 e brigar de igual para igual com Verstappen ou pode logo ser cortado.
f1-abu-dhabi-gp-2016-max-verstappen-red-bull-racing-rb12-at-the-start-of-the-race
Verstappen escalou rápido o pelotão!
Confesso que fiquei com pena de Button, apesar de uma corrida discreta da McLaren o inglês acabou indo com sede demais em uma zebra e acertou uma elevação que mais parecia uma lombada que acabou danificando sua suspensão e teve que abandonar a corrida, que até foi um momento bonito, Button saiu beijando sua família e abraçando mecânicos e engenheiros. Ao menos Alonso conseguiu terminar a corrida em décimo fazendo mais um ponto para a McLaren, um grande feito se comparado com a temporada 2016, podemos aguardar a Honda com um motor melhor para 2017? Teremos de esperar, mas eu não duvido da capacidade dos japoneses.
f1-abu-dhabi-gp-2016-jenson-button-mclaren-mp4-31-heading-to-retirement-with-a-broken-fron
Button merecia uma despedida melhor
A Williams novamente foi decepção, Bottas acabou abandonando com problemas e Massa terminou lá atrás, salvou alguns pontos, porém não foi o suficiente para passar a Force Índia no campeonato de construtores, a Williams que podemos dizer ser uma das grandes decepções da temporada. Já a Force Índia foi a grande surpresa, fechando 2016 na quarta posição é um ótimo resultado para um time que desde que entrou na Fórmula 1 tem crescido exponencialmente.
f1-abu-dhabi-gp-2016-felipe-massa-williams-fw38
Podemos dizer que foi um ano decepcionante para a Williams
Fechamos mais uma temporada, uma boa corrida, um novo campeão do mundo, não importa o que dizem, Rosberg tem sim todos os méritos em ser campeão, ninguém é campeão com azar, Nico foi frio, tinha o regulamento como seu aliado e o utilizou, qualquer piloto faria o mesmo, para que se arriscar e jogar tudo o que construiu fora!? Antes ser campeão com 1 ponto de diferença do que ser perdedor com 1 ponto de diferença, e foi isso, Nico é campeão, hoje Nico é o melhor piloto do mundo e o título está aí para comprovar isso.
f1-abu-dhabi-gp-2016-second-placed-nico-rosberg-mercedes-amg-f1-w07-hybrid-celebrates-his-1
A comemoração de Rosberg foi o máximo!