Os 12 piores momentos gearheads em 2016

naufragio-defeito-eua-automotivo-carro-quebrado_121-62827
2016 em uma foto

Mais um ano chega ao fim e com ele é hora de relembrar os fatos que chamaram a atenção em 2016. Mas, ao contrário do que todo mundo faz, falaremos dos 12 piores momentos para os gearheads, um em cada mês.

Sabemos que, mesmo num ano conturbado como este que passamos, aconteceram muitas coisas boas e todos nós iremos lembrar delas com muita alegria e nostalgia. Porém também aconteceram fatos ruins (2016 foi implacável) que nunca serão esquecidos pela memória dos apaixonados por velocidade. Apertem os cintos (com muita segurança, o ano ainda não acabou) e vamos nessa.

Janeiro – Defender sai de linha

def_cel_hero_16000x900_281-240454_1820x1023
O último Defender homenageou o primeiro

Em 29 de janeiro deste ano, o Land Rover Defender deixou de ser fabricado. O utilitário, que é um dos mais icônicos do mundo e foi usado até pela rainha Elizabeth II, permaneceu em linha por 68 anos, sempre mantendo o design e a capacidade off-road fiéis ao modelo original.

Fevereiro – Dave Mirra foi encontrado morto em seu motorhome

capadavemirra
Uma lenda do BMX se despede

Pra quem não o conhece, Dave Mirra foi um dos maiores (senão o maior) divulgadores do BMX, tendo inclusive uma série de games com o seu nome (Dave Mirra Freestyle BMX era pro BMX o que Tony Hawk’s Pro Skater foi pro skate). Ganhou cerca de 24 medalhas no X Games e foi por um tempo recordista de medalhas, perdendo recentemente para o Bob Burnquist. De 2011 até 2013 participou do Global Rallycross pilotando pela Subaru. Mirra venceu o Rally Across America (disputa ciclística que atravessa os EUA de oeste a leste) em 2014. Aos 41 anos, ele deixou esposa e dois filhos.

Março – Um estagiário derrubou um 911 GT3 RS 0km na água

porsche-amsterdam-lake-1
“Confie no seu mecânico”, eles disseram

Não sabemos se o mecânico de uma concessionária da Porsche em Amsterdã era realmente um estagiário, mas o fato é que ele se enganou na hora de manejar o câmbio PDK na hora de manobrar o veículo e derrubou um nine-eleven no espelho d’água que há em frente a concessionária (o que também não me parece uma ideia muito inteligente).

Abril – Projeto do Golf R400 foi cancelado

vw-golf-r400-concept-0
O motor EA888 mais potente até então

O Dieselgate, escândalo quanto a fraude de emissão de poluentes dos motores diesel do grupo VW, fez mais uma vítima. O projeto do Golf de 400 cavalos era comandado por Heiz-Jakob Neusse, um dos envolvidos na fraude dos motores TDI, que pediu demissão e o supergolf foi abolido das pranchetas.

Maio – A 23ª temporada do Top Gear britânico foi ao ar

top-gear-23
“O time de ouro da BBC!”

Com a saída do antigo trio de apresentadores, Top Gear teve que se virar para seguir em frente. E foi o que eles fizeram, mas de maneira desastrosa. O super esquadrão liderado por Chris Evans fracassou na audiência (semelhante ao que aconteceu com um outro esquadrão que foi aos cinemas este ano…) e não superou os antecessores. Na verdade, eles nem chegaram perto. A sorte é que parece que já perceberam isso e a 24ª temporada de Top Gear está confirmada com Chris Harris, Matt LeBlanc e Rory Reid no comando.

Junho – Peugeot fez m**** mas a gente descobriu

857581bc623827_4
208 à prova: Queda no nível de segurança

Junho foi um mês muito ruim (também pode ser lido como “Junho foi um mês muito 2016“). O Punto T-Jet saiu de linha, o New Fiesta Ecoboost foi lançado por 72 mil e o Jay Leno capotou num Hemi Under Glass. Mas o troféu “disgraça do semestre” vai para a Peugeot que, num sinal de total respeito com os consumidores de mercados emergentes, retirou as barras laterais das portas do 208, que são obrigatórias apenas nos EUA e na Europa. O resultado? De quatro estrelas no Latin NCAP agora só restam duas para o compacto da marca francesa.

Julho – Agera One:1 bate enquanto andava em Nurburgring

578e61ea0e2163457520a2a4acidente-koenigsegg-agera-one1-1
Quanto dinheiro jogado fora…

O hipercarro de um megawatt de potência se acidentou na Adenauer Forst, um dos trechos de Nurburgring Nordschliefe. A causa, segundo a fabricante, teria sido no ABS, que parou de atuar corretamente. A luz indicativa da pane até acendeu, mas o piloto estava concentrado no traçado da pista e não viu a luz espia.

Agosto – Caminhão carregado de airbags Takata explode

takata_air_bags-truck_fran_1
Caminhão explode e a internet bomba

A japonesa Takata, que já não tem os airbags mais confiáveis do planeta, sofreu um duro acidente. No dia 22 um caminhão, que estava indo para uma fábrica da Takata, explodiu em uma rodovia no Texas. A carga era composta de peças para airbags. Mesmo numa rodovia parcialmente isolada, a explosão provocou a morte de uma moradora da região e atingiu várias outras casas no local.

Setembro – Autódromo de Goiás é fechado por falta de verbas

duda_bairros_2
Etapa da Stock Car no Autódromo de Goiás

A internet pirou (no sentido negativo) em setembro. Massa anunciou sua saída da F1, o Maverick do Han Lue sofreu hate por ter 4 cilindros, uma F40 pegou fogo depois de sair da restauração e um Koenigsegg CCX Custom Vision foi destruído. Mas o pior ainda estava por vir: O autódromo de Goiás foi fechado devido a falta de verbas. Com isso, a Porsche Cup, a Stock Car e outros campeonatos tiveram que ser realocados. E por mais que você pense que não foi uma notícia de âmbito internacional, é um fato muito triste pra comunidade gearhead brasileira, afinal, nós sabemos que o esporte a motor não é muito incentivado por aqui.

Outubro – Audi anuncia que deixará o WEC este ano

upaud11
Audi R18 e-tron quattro

A marca anunciou no dia 26 que deixará o WEC depois da última corrida da temporada, para concentrar esforços na Formula E. Em 18 anos de participação foram 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans sendo 6 consecutivas, além de emplacar carros lendários como R8, R10 TDI, R15 TDI Plus e R18 e-tron quattro. E quando parecia que o grupo Volks tinha se ajeitado…

Novembro – VW anuncia que vai sair do WRC

2016009332_ogier
É quase um Gol WRC

…o Dieselgate fez mais uma vítima: no começo do mês o diretor técnico da Volkswagen Motorsport, Frank Welsch, afirmou que a Volks só disputaria a última etapa do ano e depois sairia do World Rally Championship. A fabricante encerra o programa depois de uma ascensão meteórica, com quatro títulos de construtores e quatro títulos de pilotos com Sébastien Ogier ao volante em quatro anos de participação.

Dezembro – Petrobrás consegue deixar a gasolina mais cara

gasolina-premium-13
Gasolina mais cara. De novo.

O ano não podia terminar de forma pior. Depois da nova política de preços da gasolina brasileira, que vai seguir o preço do barril de petróleo internacional, a Petrobrás conseguiu a façanha de aumentar o valor da gasolina nos postos em três meses consecutivos. Curiosamente, isso aconteceu depois de três anúncios consecutivos de redução no preço do combustível. Mais curioso ainda: o Diesel ficou mais caro, e ele não tem álcool anidro em sua composição.

Mas e aí?

vovo
Tô mais perdido que esse senhor aí

O que tiramos de reflexão para este ano? Por enquanto, o que posso dizer é que como a VW apareceu três vezes nos piores fatos do ano, eles podem pedir música.

A equipe deseja, apesar de tudo, um feliz ano novo a todos os leitores do Amigos GearHeads!