Pony Veículos, a história por trás do Facebook

Caro Amigo GearHead, se você está aqui lendo esse texto e nos acompanha faz um tempo, já reparou que gostamos de uma boa e velha zoeira. É por isso que vamos contar a história da Pony Veículos, a loja de carros mais zoeira do Brasil. A página deles no Facebook bomba mais que Marea Turbo: suas publicações têm centenas de likes e compartilhamentos todos os dias.

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Para quem não sabe a Pony é uma loja de verdade, não é uma página fake. Eles são especialistas em brincar com os carros que não são vendidos nem com reza braba também conhecidos como franceses importados dos anos 90. Com isso, resolvemos entrar em contato para conhecer um pouco mais sobre a loja e entender como começou essa zoeira.

Como tudo começou?

Tudo começou na Praça Santos Dummont, no Setor Aeroporto (cujo nome se refere ao antigo aeroporto da cidade de Goiânia). Nessa praça vendedores e compradores de carros se aglomeravam para fazerem negócios.

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Carros franceses na primeira fila: Coragem

Com o tempo, o senhor Antônio Esso (proprietário da Pony Veículos) foi adquirindo mais carros e, assim, foi nascendo cada vez mais a necessidade de ter uma loja. Em 2001 nasce a Pony Veículos com o objetivo de vender não apenas carros, mas também carros diferenciados, ele sempre quis investir em coisas novas, diferente da maioria dos garageiros (concessionários) da região.

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Que lojão da p*rra

Em 2013 foi criada a página do Facebook e o Hugo (funcionário atualmente responsável por ela) foi contratado para trabalhar com divulgação pela internet, classificados e redes sociais.

Quando e como a pagina começou a crescer?

A página começou a crescer porque sempre estava atualizada e os postas eram  patrocinados, porém, ainda faltava dar aquele boom. Eles ainda não faziam piadas e por longos 3 anos ficaram apenas no “feijão com arroz”, anunciando os carros que por ali passavam.

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Uma das primeiras publicações bem humoradas da loja

Em 2016 o Hugo pensou em inovar, mesmo podendo dar um tiro no pé. Com a entrada de um Fiat Uno na loja, ele acabou fazendo uma das famosas piadinhas ruins (que tanto adoramos) sobre o mito com escadas no teto, economia de combustível, etc. A visibilidade foi simplesmente incrível e o sucesso rapidamente se espalhou por Goiânia. Ainda hoje várias pessoas aparecem na loja perguntando sobre alguém comentando sobre o post. O próximo sucesso veio logo depois, o “Celta com câmbio mais curto que coice de porco”. Após isso ele obtiveram a segurança para continuar com os posts e explorar um território que nenhuma outra revenda havia pensado chegar.

Será que a zoeira tem limites?

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“Com o álcool adulterado de certo posto de Goiânia” GOSTAMOS

Segundo Hugo, a zoeira tem limites sim, eles não podem ser muito agressivos porque os dislikes nos posts aumentaram, mesmo sendo insignificantes comparados com o aumento dos likes. Também existe um outro problema ainda mais sério, o público alvo que, na maioria das vezes, deve ser atingido é mais sério, menos brincalhão, porém, os comentaristas da página são ávidos pela zoeira e logo enchem a caixa de comentários com mais memes possíveis. Por isso eles precisam pensar bem antes de publicar qualquer coisa.

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Nosso herói anônimo ataca novamente

Com o sucesso da página como uma fonte de humor, mas também precisando de seriedade em alguns posts o pessoal da revenda já pensou em fazer essa separação, criando uma página apenas para tirar onda com os possantes, onde a zoeira não tem limites, porém a equipe ainda é pequena e não é fácil cuidar de tanto trabalho (sabemos bem como é isso), contando com cinco vendedores, um gerente, uma crediarista, um lavador, um captador de veículos, uma recepcionista e o Hugo (responsável pelo marketing, que nos cedeu a entrevista).

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Olha esta fodendo recepção!

Com todo esse sucesso nossos amigos da Pony nos disseram que 60% das vendas hoje são feitas pela internet, mas o Facebook ainda não é uma ferramenta de vendas eficiente. É o melhor meio de divulgação existente, porém, os classificados virtuais são mais diretos e assertivos, trazendo realmente os compradores e interessados.

E sobre o futuro?

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EXCLUSIVO!!!

Perguntamos sobre projetos futuros e a resposta não podia ser mais surpreendente. Em um futuro (esperamos que próximo) um canal no YouTube será criado para rodar análises rápidas dos próprios carros que passam pela loja, sem puxar sardinha, apenas um interesse em mostrar o que é difícil de se encontrar por aí, como a análise de uma Pathfinder 1993, ou então de um Focus 2011 Automático. Os canais de carros sempre testam veículos novos e não os usados, isso seria um grande diferencial do canal da Pony.

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Essa é só um pouco da história da loja de carros que mais alegra nossos dias através da internet e, assim como nós, traz para o mercado um negócio sério, porém sem perder o humor. A zoeira não pode morrer, a zoeira não pode acabar e com ela do nosso lado iremos continuar.