FIA divulga lista de inscritos para o WEC 2017

Recentemente a FIA divulgou a lista de inscritos para a temporada 2017 do Mundial de Corridas de Longa Duração (WEC, World Endurance Championship), a sexta temporada da história do certame, que começa o ano com várias baixas. A LMP1, por exemplo, perdeu a Audi e a Rebellion Racing, deixando apenas 5 carros para a temporada nesta categoria, reservando a briga exclusivamente a Porsche e Toyota.

A FIA tem um grande desafio pela frente, que é manter o público já não muito grande, mas tem se esforçado bastante com resultados expressivos. Neste ano serão ao menos 28 carros disputando o campeonato de maneira integral, incluindo as 24 horas de Le Mans. A LMP1 como já falado, perde a Audi e Rebellion, ficando agora apenas com Porsche (2 carros), Toyota (2 carros) e Bykolles Racing (1 carro) que, como já anunciado aqui, irá contar com Robert Kubica.

Toyota vem com 2 carros para 2017
Toyota vem com 2 carros para 2017

Na classe LMP2 serão 10 carros, todos com o chassi Oreca 07 Gibson, até mesmo a francesa Signatech-Alpine que pediu permissão para alterar o nome de seu protótipo para Alpine A470.

A LMGTE-PRO vem com o grande duelo do ano entre Porsche e Ferrari, tendo nada menos que quatro equipes oficiais de fábrica e oito carros confirmados. A Ferrari vem com a 488 GTE, a Porsche estreará o novo 911 GTE, a Aston Martin com seu Vantage GTE e a Ford com o GT LM GTE-Pro, todas as equipes com dois carros. A Porsche que vem com o carro mais novo de todos, alterando a posição do motor para central-traseiro, uma alteração técnica que precisava a muito tempo, conseguindo assim usar um enorme difusor traseiro para melhorar o fluxo de ar extraído da parte de baixo do carro.

dscf0360
A turma da LM GTE-PRO

Por último e não menos importante a LM GTE-AM, classe que poderia ser mais explorada mas que sofre a cada ano com perdas de fabricantes, vem apenas com apenas duas equipes com uma 488 GTE cada, duas equipes de 911 RSR (991) e apenas um Aston Martin Vantage GTE.

Vocês podem ver a tabela de inscritos completa clicando neste link e conhecer todos os carros de cada categoria.