Desabafos GearHeads – O que aconteceu com as peruas?

57dc2b6a0e21630270020dcaqr-685-compara-suv-01-tif
O pelotão chegou (foto por Quatro Rodas)

A moda dos SUV’s tomou conta das ruas. O que antes era um nicho de mercado mais fechado, um nível quase premium, hoje se vê cada dia mais desses carros nas ruas e, mais interessante que isso, temos SUV’s P, M e G, para todos os gostos e bolsos. Renegade, HR-V, Tucson (sim, ainda é fabricada até hoje), CR-V, Duster, Santa Fé e vários outros modelos que temos no mercado, até onde essa “moda” vai não sabemos, mas que é cada vez mais comum ver estes carros na rua não podemos negar.

O ponto onde quero chegar é que cada vez mais vemos esses carros na rua, não quero dizer que são carros ruins, muito pelo contrário, são ótimos carros, confortáveis, com desempenho relativamente bom (quem compra desses carros não o compra para andar na pista ou para correr em rodovia), consumo comedido e tem aquela característica de você se sentir mais imponente por causa da altura do banco em relação ao solo. Mas para nós, GearHeads, este tipo de carro não é muito interessante, talvez como um carro para o dia-a-dia, principalmente para quem tem família e quer viajar com conforto e segurança, mas não são carros que encham tanto nossos olhos assim e o problema de vermos tantos destes carros é que as fabricantes acabaram “matando” um outro tipo de carro que tanto adoramos, as peruas.

parati-gti-16v_mlb-f-234234952_8477_thumb25255b125255d
Época em que se faziam peruas de verdade aqui: carroceria nacional com motor importado da Alemanha

Chame como quiser, perua, SW, wagon, carro dos ghostbusters, carro de funerária, enfim, são carros belíssimos que sempre chamam nossa atenção e é quase impossível não se apaixonar, é só ver quantos modelos consagrados já tivemos, carros como Caravan, Suprema, Marea Weekend, Parati entre tantos outros modelos. Mas, vocês já pararam pra ver quantos desses carros temos ainda em fabricação?

Para lhe ajudar, temos somente o Palio Weekend e SpaceFox (este último nem aparece mais no configurador do site), são apenas dois modelos que você pode escolher e detalhe, sem muitas opções de motores. O carro da Fiat você tem apenas um motor 1.4 de parcos 85 cv/86 cv (Gasolina/Etanol) ou o motor 1.8 16v que rende 130 cv/132 cv (G/E).O Spacefox está disponível apenas na versão 1.6 de 110 cv/120 cv (G/E), o que nos deixa completamente sem opções na hora de comprar um carro zero (consideraremos que sempre compramos carros 0 km). Chega a dar tristeza ver essa pequena gama de opções comparado com outros lugares, é só ver um de nossos High 5 quando falamos de peruas que não temos no Brasil, como o Ford Mondeo Estate (chamado de Ford Fusion aqui), Civic Tourer e por aí vai.

mondeo-fd1_0
Fusion (lá chamado de Mondeo) perua

É interessante notar como o mercado mundial mudou, os SUV’s vendem cada vez mais, mas mesmo assim você ainda tem várias opções de peruas, já aqui quanto mais os SUV’s ficam famosos mais as peruas vão sumindo. Há anos não temos nenhuma novidade, o Palio Weekend por exemplo já está entre nós desde 1997 e sempre foi atualizado cosmeticamente, recebendo as famosas “reestilizações”, mas por baixo é praticamente o mesmo carro, e com certeza não continuaria a venda se não fosse um carro robusto ou confiável, apesar de defasado.

Assim como já falamos aqui, está cada dia mais difícil ser GearHead no Brasil: falta incentivo aos track days, falta animo das montadoras em fazer verdadeiros carros esportivos e as peruas? Bem, elas sumiram. #SaveTheWagons