“Cloud 9” marca a volta dos carros nos clipes de Jamiroquai

Antes de começar, ouçam esta música:

Jamiroquai é uma das bandas de acid-jazz mais conhecidas do mundo. Na ativa desde 1992, foi em 1997 com “Travelling Without Moving” que o grupo se consolidou nas paradas de sucesso. E foi também com este álbum que a fama de GearHead do cantor Jay Kay se espalhou, começando com a faixa acima, “Cosmic Girl”. No videoclipe, os personagens principais são uma Ferrari F355, uma Lamborghini Diablo SE30 e uma Ferrari F40 (esta por sinal é o carro do Nick Mason, baterista do Pink Floyd, que pilota o carro no clipe).

Após este single de 1996, apenas em 2010 que os carros reapareceram com destaque em seus clipes. “White Knuckle Ride” intercala cenas em que o inglês pilota um Porsche 911 Carrera RS 2.7 e um helicóptero (!) Robinson R44, os dois de sua coleção pessoal.

Em “Blue Skies”, que parece se passar após o fim de “White Knuckle Ride”, o cantor pilota uma Harley Davidson Fat Boy pelas rodovias da Espanha. Vale salientar que mesmo com a presença mais contida nas músicas do grupo, Jay mantêm uma coleção de mais de 100 carros exóticos, incluindo uma raríssima Ferrari 330 GT Vignale Shooting Brake. Estamos falando do cara que, em 2004, tinha uma Audi RS6 V10 como carro de uso diário, a única RS6 roxa no mundo.

jay-kays-ferrari-330-gt-shooting-brake-by-vignale-is-up-for-grabs-video-photo-gallery_1
Jay Kay e sua Ferrari perua

Jay ainda escreveu uma música sobre a sua Ferrari Enzo preta, “Black Devil Car”, que teve a janela avariada após uma briga com um chef do Hotel Brudenell, em Aldeburgh, Inglaterra.

Não basta ter uma boa coleção de carros e não ser bom de braço: o compositor britânico provou que pilota bem no antigo Top Gear, se tornando o artista mais rápido no “Star in a Reasonably-Priced Car”.

Na época de Travelling Without Moving, ele mesmo afirmou que a Cosmic Girl era um carro, o que prova seu amor pelas máquinas, mas nunca qual era tal carro. No mais recente clipe da banda, temos uma referência de qual veículo seria.

“Cloud 9” foi lançada no dia 10 deste mês mas o clipe só saiu hoje (22) e são tantas referências que é até difícil citar todas. A própria Mercedes Benz já possui uma placa que entrega muita coisa.

4
Parece que finalmente encontramos a Cosmic Girl

A Ferrari que o Jay Kay pilota durante quase todo o clipe também tem uma referência, mais sutil, ao novo álbum que está para sair em março, “Automaton”. AUTOM8 (Automeight) no inglês teria sonoridade parecida com Automaton.

1
AUTOM8 será lançado em Março deste ano

E para fechar com chave de ouro, um detalhe que só os mais atentos perceberam. A locação das filmagens é a mesma do clipe de “Cosmic Girl”, lá de 1997. Estamos falando de “Cabo de Gata”, na Espanha. E o lugar não mudou muito não, a igreja continua no mesmo lugar.

cosmic-girl-1995

new-cosmic
Sim, é o mesmo lugar!

“Cloud 9” retorna aos bons grooves de contra-baixo e aos carros e road-trips que marcaram a ascensão da Jamiroquai nos anos 90, um prato cheio para quem é fã da banda, para quem é GearHead, ou ambos.

Na galeria abaixo você confere os melhores takes deste clipe que tem uma fotografia incrível.