Conheçam o Vectra GSI de Rodrigo Tavares – Carros do Staff

logo1

Falaí galera GearHead, hoje estamos postando mais um carro do projeto do Carros da Galera! Além de nos aproximarmos de vocês, isso fará com que todos possam conhecer outros carros, ver diversos pontos de vista em cima do mesmo carro, despertar aquela paixão escondida meio renegada e até mesmo tirar aquela dúvida final, aquele detalhe que faltava para te animar na compra do carro!

Mas hoje faremos diferente: intercalando com os carros dos nossos leitores, iremos apresentar os carros do staff do Amigos GearHeads, utilizando as mesmas perguntas do Carros da Galera (e seguindo o exemplo do Vectra B do Douglas). Esperamos que você aprecie a leitura.

-Mas Rodrigo, se o Carros da Galera também vai se dividir em Carros da Staff, por que o Kadett do Felipe Parnes não apareceu nesta categoria?

É porque ele irá vender aquele carro e partir para um outro projeto. Seguindo com a leitura de hoje, irei apresentar o meu Vectra GSI 1994. Confiram!

dscn6420

Diga seu nome, idade, onde mora… aquela apresentação básica para a galera te conhecer!

Fala pessoal, sou Rodrigo, também conhecido em alguns lugares como NightRider (sim, o perseguido da primeira cena do Mad Max original, a melhor cena de perseguição da história na minha opinião), morando em São Paulo, trabalho com TI e sou apaixonado por carros desde criança.

Qual carro você tem?

Atualmente um GM Vectra GSI 1994.

flat4

Porque escolheu este carro? (Ou estes caso seja mais que um)

Comecei a procura de um Vectra GSI e após 1 ano e não achar nada que estivesse em um preço justo e boa condição, estava quase desistindo e comprando um Civic EX 99 quando achei o meu GSI, branco (cor que queria), em SP, por um preço justo e ótimo estado.

Ao ver o carro pessoalmente era tudo que queria, só estava faltando um pouco de carinho, pois o carro ficou parado por 3 anos devido a um problema de saúde do primeiro dono. Acabei fechando negócio e levando o “branquelo” para sua nova casa. Isso foi há 3 anos.

Como você acredita que nasceu este amor/paixão/admiração por este carro em específico?

Lembro quando era mais jovem, sempre via um Vectra GSI na cor champagne como taxi em um mercado perto da escola onde estuadava e eu tinha muita dó dele, sempre achei o carro bem legal, gosto de sedans com uma pegada mais esportiva, discreta e com desenho quadrado. Mas em nenhum momento pensei em comprar um.

Até que, um belo dia, resolvi que venderia meu Vectra CD e teria um GM 16v aspirado e o escolhido seria um… Kadett GSI. Exato, não queria um Vectra, na verdade nem tinha pensando em um Vectra GSI, queria um carro menor, 2.0, iria colocar cabeçote 16v, fazer um aspirado legal para andar na rua. Ai veio a realidade e o preço dos Kadett GSI estavam muito acima do aceitável, fora peças para montar o aspirado, injeção, tudo seria bem caro.

Foi nesse momento que o Vectra GSI apareceu, na verdade um amigo sugeriu eu ver alguns pois é tão legal quanto um Kadett GSI, apesar de não ter bancos Recaros e painel digital, mas tem o famoso C20XE, e era mais econômico para andar todos os dias.

flat2

Quais carros já teve antes do atual?

Como estou indo para a categoria “sênior”, já tive alguns carros, uns bacanas, uns lixos, mas com todos ganhei experiência. A lista é meio grande, e provavelmente vou esquecer algum, mas, pela ordem cronologia eu tive Escort GL 89, Opala 81, Escort XR3 conversível 91, XR3 94, Diplomata 85, Chevette 79, Escort GL 98, Diplomata coupé 86, Caravan 76, Marajó 89, Escort RS 98 e Vectra CD 2.2 16v 99.

O carro tem alguma alteração de motor e/ou estética?

E o plano de aspirado de rua? Cancelado! Quando peguei o carro estava com essa ideia, mas ao começar a usá-lo, e acabei desistindo, o carro já responde muito bem, estava em ótimo estado e me atende muito bem. Atualmente só tem filtro de ar inbox da Inflow e upgrade de freios com discos Fremax slotados da linha HP e pastilhas EBC green stuff nos 4 cantos.

Quais você considera os pontos fortes e fracos do carro?

No geral, o carro é sensacional, consumo baixo para um 2.0 de 150 cv, fazendo 9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, é confortável, como todo bom GM/Opel, com um acerto de suspensão um pouco mais duro que outros GM’s, porém não é nenhum incomodo. Manutenção tem algumas peças exclusivas bem chatas e caras, por sorte GM1s antigos são bem parecidos com LEGO, sempre dá para usar peças de outros semelhantes e fica bom e barato. O desempenho é muito bom, 150 cv em um carro de 1200 kg com relação de marcha correta não tem como ser ruim. Mas vou dizer um segredo, as vezes é chato, pois não tem espaço para esticar todas as marchas e depois de um tempo você se acostuma com o motor e passa a ser lento, agora entendo os donos de carros turbo com a síndrome de “aumentar um pouco a pressão”.

img_20140629_165951246

Como são seus gastos com o carro?

Quando o GSI entrou na minha vida, foi utilizado como daily drive por cerca de 2 anos. Teve um comportamento exemplar, nunca me deixou na mão, e os gastos de manutenção com ele sempre foram preventivas, a suspensão é bem durável e as peças em geral não são tão caras. O maior problema é que, por se tratar de um carro antigo, diversos acabamentos não se acham mais e quando acha são caros, inclusive foi depois de uma pequena batida na traseira que me levou a deixar de usar o carro todos os dias.

Qual foi a viagem mais longa que já fez com ele? E como se portou durante a viagem?

Já realizei algumas viagens com ele, como Águas de Lindóia 2 vezes, Limeira, inclusive em uma das viagens para Águas de Lindóia, fui e voltei no mesmo dia, totalizando mais de 400 km no dia com direito e algumas serras e um pouco de abuso, novamente, nunca tive problemas e o carro foi muito bem com velocidades e consumos ótimos.

img_20140704_112846658_hdr

Ele já te deixou na mão? (Quebrar em algum lugar longe de casa/voltar de guincho pra casa) O que aconteceu?

Quando estouro o selo do motor pensei que ele me deixaria na mão, mas não.

Qual a melhor história que já teve com este carro!?

A melhor experiência que tive com ele foi para um hot lap que participei em Limeira, onde levei um casal de amigos que tiraram fotos fantásticas, aprendi que a pilotagem em um ambiente fechado para virar tempo é um pouco mais difícil que imaginamos e que se bater não tem botão de restart.

E a pior?

A pior foi em uma viagem com a namorada que estourou um selo do motor e tive que voltar para SP com um enorme medo de vazar toda água durante a viagem.

Pensa em algum dia trocar/vender este carro!?

Não penso em vender, mas como tudo na vida, tem seu preço. Se o preço for justo (para mim), vai ter dono, mas o preço que acho justo para ficar sem ele é, digamos, uns 5 vezes o valor da FIPE (eu falei em preço justo mas não disse pra quem), até porque o carro está se tornando um clássico e só valoriza.

dscn6354

É isso aí galera, esta foi a minha história ao lado do meu Vectra GSI.

E se você quer participar do Carros da Galera é só mandar um e-mail para amigosgearheads@gmail.com. Lembrando que o carro da semana sempre será a capa do nosso Facebook. Esperamos que todos tenham gostado e semana que vem tem mais! Para ler sobre outros carros que participaram do carros da galera, clique aqui.

Aqui vocês podem ver uma galeria com fotos do Hot Lap que participei!