Genebra 2017 – Fiesta ST 2018 terá ronco de Porsche 911

O novo 3 cilindros da família Dragon estreia na versão mais extrema da nova geração do Fiesta, que dividiu opiniões. Para tristeza de uns e alegria da maioria, o motor da versão esportiva do novo Fiesta diminuiu de tamanho mas está mais eficiente: de 182 cv no antigo quatro cilindros, agora são 200 cv. O torque também subiu, de 29 kgfm para 29,5 kgfm. Com isso o 0 a 100 km/h cai de 7 para 6,7 segundos.

Eve of Show, Fiesta ST Reveal

A nova geração também trouxe novidades interessantes para o Fiesta. Agora o motorista pode optar por três modos de condução, uma herança do Focus. No “Normal” o carro mantêm as babás eletrônicas e o motor levemente amansado. Mudando para o “Sport” a central ajusta a sensibilidade do acelerador, o volante ganha peso e um difusor diminui as restrições do som emitido pelo escape.

ford-2017-fiesta-st-10

Porém o que interessa mesmo é o “Track”, onde todos os mapas são levados ao limite, o controle de tração é desligado e o controle de estabilidade tem ação mínima. Também como herança dos Fords mais caros, nesse caso do Mustang, os auto-falantes da Bang & Olufsen reproduzem o som do escapamento para aumentar a sensação de esportividade na cabine (caso o som do escapamento com o difusor aberto não seja o suficiente).

2017_ford_fiesta_st_os_03-0301-920x544

O acabamento interno segue o estreado no Novo EcoSport (sim, o EcoSport se tornando referência em acabamento, esse mundo tá insano), com uma tela de 8″ sensível ao toque tomando parte do console central e os dutos do ar-condicionado logo abaixo da central multimídia SYNC de 3ª geração. A nova geração também trouxe rodas de 18 polegadas para o modelo.

ford-2017-fiesta-st-04

A mudança de motor para um mais leve com certeza irá alterar a dinâmica do carro, que já é totalmente diferente do seu antecessor. Além dos recursos focados em melhorar a veia esportiva do carro, o novo Fiesta ST tem um absurdo sistema de desligamento de cilindros, podendo desligar um cilindro caso você queira mais economia. O preço ainda não foi relevado e a expectativa é que o carro chegue no mercado em 2018.