High 5 – Os 5 carros mais curiosos do Salão de Genebra 2017

O Salão de Genebra é um dos mais importantes do mundo, não só por concentrar a maior quantidade de lançamentos importantes num só lugar ao longo de sua história, como também por estar localizado numa região que respira automobilismo. E este ano não foi diferente, tivemos diversos lançamentos importantes, algumas especulações por água abaixo e uma versão polêmica de um certo supercarro. Mas hoje, iremos abrir este espaço em nossa lista para buscar os 5 lançamentos mais curiosos do Salão de Genebra em 2017. Confiram!

Alfa Romeo Stelvio

O Stelvio é a estrela da Alfa Romeo para o Salão de Genebra deste ano. Sendo um SUV, o vão até o solo é de 35 mm e a altura da carroceria é de 1,67 m. Com peso de 1.660 kg o Stelvio consegue ser mais leve que o Jaguar F-Pace e o Porsche Macan, graças ao uso extensivo de alumínio em sua construção e até da fibra de carbono, encontrada no eixo da transmissão. A distribuição de peso é de 50/50 nos dois eixos.

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A nova investida da Alfa Romeo é um SUV

Todas as versões conhecidas até então estavam lá: A First Edition (de 65 mil euros), com um 2.0 turbo de 280 cv, a Full Extra, com um 2.2 turbo diesel de 180 (de 57.200 euros) ou 210 cv, e a Quadrifoglio. Esta última versão é equipada com o V6 2.9 biturbo de 510 cv, vindo da Giulia e que tem projeto assinado pela Ferrari. Segundo a Alfa, o Stelvio tem a direção mais direta do segmento e o sistema de tração Q4 favorece a entrega de força no eixo traseiro, sem se esquecer do eixo dianteiro.

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O interior do Stelvio lembra muito o da Giulia

Independentemente de ter a missão de se tornar referência em dinâmica no segmento, a presença de um SUV da Alfa Romeo só nos prova o quanto esse mundo tá insano.

Bentley EXP12 Speed 6e

O EXP12 Speed 6e foi a grande surpresa da Bentley para o Salão de Genebra, já que o Continental SuperSports já havia sido revelado. E se o nome parece familiar é porque em 2015, neste mesmo salão, a Bentley apresentou o EXP12 Speed 6, um belíssimo cupê na cor verde e com o interior em couro marrom. A versão para este ano é branca, conversível e usa um trem de força elétrico!

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A assinatura visual da Bentley está impressa em todo o carro

O interior usa o clássico couro com desenho da Bentley, desta vez na coloração avermelhada. O volante é semelhante aos dos monopostos de corrida e o console central é todo sensível ao toque. Nos termos mecânicos, a única coisa que sabemos é que a tração é integral.

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O interior do Speed 6e é completamente exclusivo

O Speed 6e é um estudo de receptividade, para saber a reação dos potenciais compradores de um modelo elétrico da Bentley. A entrega de força linear e a autonomia de mais de 400 km pode ser um grande atrativo para a clientela que espera um esportivo com muito luxo.

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina

Já falamos sobre ele aqui, mas não custa relembrar. O EF7 é curioso porque é uma investida de um piloto brasileiro, o que por si só já é um grande diferencial. E a ficha técnica promete um bom carro.

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A Fittipaldi Motors disponibiliza o carro em 6 cores, mas não há muitas especificações quanto à motorização. O que se sabe é que o carro usa um V8 naturalmente aspirado de 4,8 litros, produzindo 600 cv. A transmissão é sequencial de 6 marchas (provavelmente de dupla embreagem), o diferencial é mecânico e de deslizamento limitado e o 0 a 100 km/h é cumprido em menos de 3 segundos. A suspensão é independente nas quatro rodas e tem regulagens de altura e carga. O peso fica em torno de 1 tonelada, mérito da carroceria toda feita em fibra de carbono.

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No lançamento, o piloto declarou que “durante anos eu tentei explicar para os outros o que realmente se sente quando se está atrás do volante de um carro de corrida. Existe uma adrenalina e uma alegria, tudo envolvido num sentimento de realização, que deixam você querendo mais. É isso que nosso time dos sonhos criou com o EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina”. O carro estará disponível em Gran Turismo Sport já no lançamento mas a promessa é que ele ganhe as pistas em breve.

ItalDesign Automobili Speciali Zerouno

O estúdio de Giorgetto Giugiaro, responsável por clássicos como Golf Mk1, DeLorean DMC-12, BMW M1 e Fiat Uno, apresentou o seu primeiro carro em Genebra. A base do Zerouno é o polêmico Huracán, mas com todas as dimensões maiores. Detalhe, isto só foi possível porque 90% da ItalDesign foi vendida para a Lamborghini.

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O design exterior do carro é extremamente carregado…

O powertrain do super esportivo é o mesmo da Huracán, um V10 com 610 cv e 57,1 kgfm acoplado a uma caixa de dupla embreagem e 7 marchas. Por isso os números de desempenho são parecidos: 3,2 segundos no 0 a 100 km/h com máxima de mais de 330 km/h. A frente do carro lembra o conceito do novo Toyota Supra, enquanto que a área envidraçada tem um quê de Koenigsegg.

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…ao contrário do interior, que é bastante sóbrio em comparação aos concorrentes

O Automobili Speciali Zerouno está disponível em apenas 5 unidades pelo módico preço de 1,5 milhão de euros. Vale a pena pagar tanto por um carro de visual carregado e motor do Audi R8?

Renault Zoe e-Sport

Não, o Zoe e-Sport não é um jogo da Renault que ganhou um campeonato online. O Zoe é um compacto elétrico que tem capacidade de rodar até 400 km apenas com suas baterias. Mas desta vez a fabricante francesa não quis demonstrar números de eficiência e sim de desempenho.

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O carro lembra o conceito do Renault Clio V6

O Zoe teve a carroceria alargada para aumentar o seu equilíbrio dinâmico. Desta forma é possível domar os 462 cv e 65,26 kgfm disponíveis desde as 0 rpm. Há um motor elétrico em cada eixo, com origem no monoposto da Renault que compete na Formula E (e até mesmo o difusor traseiro é inspirado na Formula E). Com toda essa selvageria despejada nas rodas de 20 polegadas, o Zoe e-Sport chega aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos.

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O Zoe e-Sport, junto da Formula E da Renault e do Zoe de produção

Mesmo com o uso extensivo de fibra de carbono, o peso do Zoe e-Sport fica na casa dos 1.400 kg, onde 450 kg são para as baterias. Infelizmente o carro não será produzido e nem irá competir em circuito, mas é bacana saber que o protótipo é 100% funcional e adotou soluções encontradas em casa: os discos de freio e os amortecedores ajustáveis vêm do Mégane RS 275 Trophy-R.

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O Salão de Genebra ainda não acabou e continuaremos acompanhando as novidades até o dia 19 de março, quando o salão acaba. Acompanhem todas as notícias aqui no Amigos GearHeads!