Único piloto a vencer Moto GP e F1, John Surtees nos deixa aos 83 anos de vida

Uma terrível notícia para o mundo dos GearHeads. Nessa sexta-feira (10) faleceu um grande competidor, uma lenda, o único homem a conseguir títulos sobre duas rodas e em quatro rodas.

Após um tratamento para um problema respiratório, John Surtees faleceu aos 83 anos de idade, no hospital de St. George’s, na capital da Inglaterra.

john-surtees-awarded-cbe-honors-still-not-a-knight-despite-being-a-living-racing-legend-103389_1

Sua história consiste em títulos em moto velocidade de 500 cilindradas (na época, categoria máxima de MotoGP) nos anos de 1956, 1958, 1959 e 1960 (!). Mas quatro títulos sobre duas rodas não foram o bastante para Surtees, que acabou levando a taça no ano de 1964 pela Ferrari na Fórmula 1.

Sua história na Fórmula 1 começou logo após seu último título na MotoGP. Em 1960 ele ingressou nos monopostos pela equipe da Lotus. Em 1963 entrou para a Scuderia Ferrari e no ano seguinte, levou o título, competindo com nada menos que Graham Hill, Bruce McLaren, Jack Brabham e Jim Clark.

Além de troféus na estante, Surtees já teve sua própria equipe na Fórmula 1, chegou a participar de corridas memoráveis como Le Mans e até vencer uma corrida em Isle of Man, o Tourist Trophy, a corrida mais brutal em duas rodas e quiçá a corrida mais difícil do mundo!

Nós, da equipe do Amigos GearHeads, deixamos nossas singelas homenagens a esta grande pessoa. Descanse em paz John Surtees, seus feitos jamais serão esquecidos.