O novo Camaro GT4.R perdeu em sua primeira corrida

Não, este não foi apresentado no Salão de Genebra 2017. O Camaro GT4.R foi apresentado em 9 segundos, num vídeo no Twitter da divisão de competição da Chevrolet, e causou um furor na internet. Seria um sério competidor para o Dodge Demon? Ao que parece, os carros tem propostas diferentes.

2016-chevrolet-camaro-ss-vs-ford-mustang-gt-front-three-quarter-in-motion
A europalização dos esportivos americanos: Em breve no Corvette!

Sabemos que o Camaro, assim como o Mustang, está ganhando cada vez mais o status de “esportivo europeu”. Basta ver as melhorias que a nova geração trouxe para a dinâmica do modelo, é tanto que o Camaro ficou em primeiro lugar no nosso Top 10 de Custo/Tempo em Nürburgring.

226f6f1e-e400-11e6-b4fa-d355c084499f
O Dodge que honrará suas raízes

Andando na conta-mão, a Dodge está preparando uma versão monstruosa do Challenger que irá retomar a suas origens: as pistas de arrancada. Atualmente, o muscle car (ou seria pony car?) da FCA é o que mais parece com um… muscle car. Mas falaremos do Dodge Demon quando ele for lançado, porque várias informações estão sendo liberadas a conta-gotas mas desse jeito não dá para acompanhar.

Chevrolet Camaro GT4.R
O Camaro, disponibilizado para a equipe Blackdog

A GM liberou um teaser do mais novo bólido de competição da marca. O Camaro GT4.R tem como base a versão ZL1 com o pacote 1LE, que por si só já é absurda. Trata-se se um V8 6.2 com compressor mecânico gerando 659 cv e 89,9 kgfm, disponível unicamente com uma transmissão manual de 6 marchas (o pacote não permite a transmissão automática). É um conjunto que vai até os 100 km/h em apenas 3,4 segundos, mas o GT4.R promete ser ainda mais agressivo.

camaro-gt4r-2
Olha o body kit deste carro

Os dados técnicos do GT4.R não foram revelados, mas é possível esperar que a maioria das modificações estejam concentradas na aerodinâmica e na suspensão do monstro. Aquele aerofólio gigante na traseira grita “quero fazer curvas como um GT3 RS”.

camaro2-1920x1200
O Camaro já teve uma versão GT4 na geração anterior

Vale lembrar que já existiu um Camaro GT4 e ele também era de competição. A quinta geração do esportivo da Chevrolet recebeu uma versão GT4 e ela tinha como base o modelo SS, com um V8 de 426 cv e transmissão manual de 6 marchas da Sadev.

st-pete-seaside
O circuito de St. Pete, muito famoso por abrigar a Fórmula Indy

O que se sabe de fato é que o carro estreou na Pirelli World Challenge Race (corrida que ocorreu no Circuito de St. Petesburg e é abertura para a World Challenge Series) nesta sexta-feira (10) na categoria GTS, onde correm caras como Porsche Cayman, McLaren 570S e até mesmo o KTM X-Bow. Mas as coisas não deram muito certo.

2017-03-10-stpt-gts-race-1
O Mustang venceu a corrida, estragando a estréia do Camaro GT4.R

O Mustang Boss 302R nº 32 do piloto Andrew Aquilante venceu a corrida. Na classificação o Camaro GT4.R nº 10, pilotado por Lawson Aschenbach, conseguiu a pole position mas logo no início da corrida o Mustang, que é da geração anterior, ultrapassou o arquirrival e não largou o osso. Vitória para o bólido da Ford.

2017-03-11-gts-race-2
A vida não está fácil para o piloto do GM

A primeira corrida deste campeonato, que tem provas no dia 10, 11 e 12, foi dominada pelo Mustang. É de se esperar alguma reação no dia seguinte, com os ânimos acalmados e a cabeça focada em vencer. Mas, novamente, o Mustang da família Aschenbach venceu, deixando o Camaro em segundo lugar.

Mar 09 PIRELLI WORLD CHALLENGE AT THE GRAND PRIX of ST. PETERSBURG Brought To You By CaseIt
Não era o fim de semana do Camaro

O que vemos hoje é que a força bruta venceu o refinamento aerodinâmico. Lógico, não sabemos quanto a capacidade de ambos os pilotos e a familiaridade com o carro também conta. E é claro, o estudo da dinâmica do monobloco é importantíssimo, mas será mesmo que essa europalização dos muscle cars americanos é o caminho mais correto para a manutenção de marcas de sucesso como Mustang e Camaro?

No fim das contas, parece que a GM ainda precisar trabalhar um pouco mais no GT4.R antes de vendê-lo para equipes independentes.