Logan é um filme para GearHead ver – Conheça a limousine do mutante

Hugh Jackman fez sua despedida do papel de “Wolverine” nos cinemas, este mês. “Logan” é um sucesso de público e crítica, mostrando que para fazer um filme de herói não é preciso recorrer a velhos clichês. Além de mostrar um herói cansado, o longa-metragem se passa em 2029 e, como em todo filme que tenta predizer o futuro, os carros passaram por algum tratamento estético. Normalmente essas adaptações são exageradas, mas não é o que se vê em Logan.

Logan
Não podíamos perder essa piada

No filme é possível ver muitos carros da década de 2010, como o Toyota Corolla de 9ª geração estacionado no Hotel da Liberdade, o Fiat 500X da Gabriela e a Ford F-Series Super Duty do vilão Donald Pierce. É possível perceber que a profissão de caminhoneiro se extinguiu: todos os caminhões são autônomos, e, como eles não precisam de motorista, a cabine foi simplesmente recortada, servindo de espaço para mais carga. Mas o que chama a atenção mesmo é a limousine do Logan, o único carro de passeio que parece ter evoluído no tempo (justificado pelo patrocínio da Chrysler).

Spoiler Alert
Já adianto que alguns spoilers podem aparecer, então siga por sua conta e risco!

Fiquei bastante curioso quanto à construção deste modelo e resolvi pesquisar mais sobre, até que achei um compilado no Jalopnik. Eles conversaram com o designer Nick Pugh, que cuidou do time criativo do filme junto de François Audouy. Vamos conhecer mais sobre o carro do Logan!

26d459d0367dc1bfa2907b7f390d7931
Lincoln Continental Limousine, a inspiração (malvada) para o carro do Logan

A ideia da equipe de produção era fazer algo semelhante à Lincoln Continental limousine, com linhas simples e um visual bem masculino – afinal, é o carro do Wolverine. A ideia de uma limousine se encaixa na pedida por algo grandioso, além de combinar com o novo emprego do mutante.

logan3
Professor Xavier e Logan

Neste filme Logan se torna um motorista particular, recebendo corridas pelo celular – acho que você sabe do que estou falando.  Tudo isso para poder juntar dinheiro para comprar um barco e viver no oceano com o Professor Charles, um dos poucos mutantes que sobraram. E é claro que os planos vão por água abaixo.

11
O Chrysler ES 2024

Mas voltando ao assunto do carro, é importante dizer de onde veio esta limousine. No filme só sabemos que é uma “Chrysler 2024” e na traseira do carro há um emblema escrito “ES”, que pode ser o nível de acabamento do carro. Pesquisando um pouco mais, descobri que modelos 2015 ou 2016 do Chrysler 300 Limousine foram utilizados no filme. E o melhor de tudo: as formas do carro já eram tão imponentes que poucos aspectos foram mudados. O carro ficou mais largo, as rodas são maiores, mas a plataforma é a do 300 Limo.

dvpcss13xajj3nlf9kda
Reparem no para-brisa…

Para as cenas de ação foram utilizados carros preparados, que nada tem a ver com o 300. Estamos falando de caminhões baja com 500 cv de potência e interior completamente aliviado. Apenas o banco do motorista e o chassi tubular, com todos os painéis da carroceria iguais aos carros de passeio “civil”. O curso da suspensão também mudou, com cerca de 18 polegadas (!) na dianteira e na traseira. E se você ainda não assistiu o filme, vai entender porque os carros que servirão para a destruição são tão preparados.

maxresdefault1
…agora reparem neste outro para-brisa (esta limousine é 2008, sendo que a 2015 é apenas um facelift)

Pugh afirma que o “o desafio foi, ‘como você pode fazer algo diferente que não pareça familiar, que pareça um pouco à frente, mas não tira da ideia do tipo de personagem da história ou até mesmo a essência da história?'” Parece complicado, mas no fim das contas eles conseguiram se manter no contexto. O visual do carro é futurista sem ser carregado, mas os GearHeads mais atentos perceberam logo de cara que a base do carro é a de um Chrysler 300.

Bike-_LogansI
Logan em sua Harley Davidson na animação X-Men: Evolution

Como num road movie que se propõe, Logan passa boa parte do tempo dirigindo. E o Logan é GearHead, fato este que já foi retratado na série animada “X-Men: Evolution” (lá ele era fã das motos e andava constantemente com uma chopper ou uma superesportiva). Logo na primeira cena do filme percebemos que ele fica p*to quando dão um tiro no seu carro.

5485494-1971-ford-bronco-thumb-c
Ford Bronco muito parecida com a do filme

Após o Chrysler 2024 ser descartado na primeira metade do filme, uma Dodge RAM com poucas modificações estéticas é utilizada pelo X-Men por mais um tempo. Perto do fim, Logan se vê num Ford Bronco de primeira geração, com câmbio automático e alavanca na coluna de direção, dirigido por uma garota de 11 anos. Não, este filme não é nem um pouco politicamente correto. E já vou avisando que se você for sensível à violência, não assista.

logan2
Logan e sua filha (esse spoiler é fraco) dentro da Dodge RAM depois que o Xavier foi morto (eita)

Saindo da sala de cinema, posso dizer que o futuro de Logan não é apocalíptico (não para os humanos) e a gasolina não parece ter acabado: o Chrysler 2024 tem o ronco borbulhante de um belo V8 americano. É um alívio saber que os roteiristas mantem os pés (e os carros) no chão.