Os logos e suas histórias

Nada mais bonito que ver aquele carro chegando, com aquela grade chamando atenção para aquele símbolo que enche os olhos, não é mesmo?

ase8xhzdp21eya3x0afk

Mas você sabe o que aquele logotipo significa? Vamos trazer alguns para que tenhamos conhecimento de cada marca.

Alfa Romeo: O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome da fabricante italiana fundada em 1910 é a combinação da sigla A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.

alfa romeo
Sim, é uma cobra devorando um homem mesmo

Chevrolet: Diz a lenda que o logotipo, em forma de gravata borboleta, foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris, onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usa-la como símbolo da marca de automóvel que fundou, em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

gm
Evolução do logo da Chevrolet

Citroën: Os dois “V” invertidos, conhecidos na frança como “Deux Chevron”, simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro André Citroën, fundador da fabricante.

citroen
Então são dois “V”, não precisa mais bater continência para o Cabo Militar

Ferrari: O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano, morto na primeira guerra mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari adotou o emblema em seus carros a partir de 1923. As letras “S” e “F” no logotipo vêm de “Scuderia Ferrari”.

FBaracca_1
Franceso Baracca e seu avião. Reparem em como o logo atual e a pintura do aeroplano se parecem.

Fiat: O nome Fiat é um acrônimo – sigla formada pelas letras F.I.A.T. – que significam Fui Iludido Agora é Tarde Fabbrica Italiana Automobili Torino, Fundada por Giovanni Agnelli em 1899, traz hoje o logo vermelho que simboliza a paixão pela marca e o prata simbolizando inovação.

fiat
Evolução do logo Fiat (um dos que mais foi modificado)

Ford: O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde 1903. Inspira o desenho das grades dos veículos da marca Ford e é mantido até hoje como forma de mostrar a tradição e a história da marca.

ford
Evolução do logo da Ford, sempre com assinatura de Henry

Maserati: O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha, sede da Maserati. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alferi, Ettore e Ernesto Maserati.

maserati
Evolução do logo da Maserati

Peugeot: O leão estilizado, que representa a “qualidade superior da marca”, homenageia a cidade de Lion (França), sede da Peugeot, e é usado desde 1858. Desde então o logotipo sofreu oito modificações.

peugeot
Evolução do logo da Peugeot

Porsche: Assim como na Ferrari, a fabricante alemã também possui um cavalo rampante em seu logotipo. O primeiro carro a utilizá-lo foi o Porsche 356, em 1952. Mas aqui, a explicação é diferente: o cavalo é o símbolo de Stuttgart, sua cidade sede. Conta a versão oficial que Ferry Porsche começou a desenhar este logotipo num guardanapo, tomando como base o brasão das armas do estado de Württemberg, região histórica alemã que teve Stuttgart como capital por muitos anos, e o símbolo de Stuttgart. A união dos dois elementos visuais deu no símbolo que conhecemos e o brasão representa a forte ligação que a marca possui com seu estado.

crests
A evolução do logotipo da Porsche

Renault: O losango, parecido com um diamante, foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo eram dois “R”, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

renault
Que mudança hein!

Toyota: O desenho consiste em 3 elipses entrelaçadas. Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais. Dentro da Toyota, esses pontos centras podem ser traduzidos como o coração de seus clientes e o coração do produto. A elipse maior unifica os dois corações. Existe, ainda, outra explicação: a combinação das elipses menores, na horizontal e na vertical, simboliza o “T” de Toyota. O espaço do fundo representa o contínuo avanço do desenvolvimento tecnológico da Toyota e as ilimitadas oportunidades a nossa frente.

Toyota
Um dos logos com a história mais bonita (opinião pessoal)

Volkswagen: O logotipo “cruzado” foi registrado em 1948. As letras V e W juntas significavam o símbolo de um sindicato da antiga fábrica da Volkswagen, na Alemanha. A cor azul na logomarca foi escolhida por ser amigável, essencial e inovadora.

volks
Mas nem sempre foi azul

Curtiu? Sentiu falta de alguma marca? Comente conosco, quem sabe ela não aparece numa possível parte 2 desta matéria!