Carros da Galera – Conheçam o GM Calibra do Felipe Silveira

Falaí galera GearHead, hoje estamos postando mais um projeto do Carros da Galera! Além de nos aproximarmos de vocês, isso fará com que todos possam conhecer outros carros, ver diversos pontos de vista em cima do mesmo carro, despertar aquela paixão escondida meio renegada e até mesmo tirar aquela dúvida final, aquele detalhe que faltava para te animar na compra do veículo!

Lembramos que não queremos apenas os projetos mais absurdos, qualquer um pode participar, o foco aqui é na sua história com seu carro ou outros carros, queremos conhecer nossos leitores também! Hoje traremos para vocês um Chvevrolet Calibra, o clássico cupê da GM com um motor C20XE.

Diga seu nome, idade, onde mora…aquela apresentação básica para a galera te conhecer!

Filipe Silveira, 24 anos, moro em São Paulo porém do lado de Santo André e São Caetano do Sul. Sou um cara meio doido por carros, com um pouco de humor para causar a zoeira.

Qual carro você tem?

Tenho um Chevrolet Calibra 2.0 16v 1995.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.03.21 AM (1)
Foto do dia da aquisição

Porque escolheu este carro?

Escolher esse carro foi uma coisa meio louca. Eu queria um carro diferente e “barato”, com baixo índice de furto e com potencial para ficar legal.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.03.22 AM
Por pouco ele não seria alguém como o dono deste Civic azul: HONDEIRO!

Quase virei “hondeiro” quando achei um Accord e fiquei louco pelo cupê 2 portas, só que não coube na garagem. Com esta limitação na procura por outros carros achei o Calibra e atendia os meus pré-requisitos e o melhor, tinha manutenção “barata”.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.02 AM

Como você acredita que nasceu este amor/paixão/admiração por este carro em especifico?

Foi com o passar do tempo, comprei o carro sem saber realmente o que ele era. Uma lei da vida que aprendi com carros antigos, clássicos e icônicos você aprende muitas histórias e aventuras que as outras pessoas passaram com este carro e com essas histórias comecei a ter admiração pelo carro.

Quais carros já teve antes do atual?

Carros efetivos: Corsa C Sedan Maxx 1.0 2006 Vermelho, Ford Focus Mk 1,5 1.6 GL 2006 Prata.

O carro tem alguma alteração de motor e/ou estética!?

Muitas.

Quais!?

Interior está em construção dos detalhes finais. Dos itens prontos temos:

  • Bancos concha fixo AMB preto de época;
  • Par de bancos de Citroen C4 VTR em tecido que foi adaptado para o dia a dia;
  • Colunas internas flocadas;
  • Bancos traseiros e forros de porta e forro lateral revestidos em tecido preto;
  • Interior com revestimento acústico;
  • Estepinho para nivelamento de porta malas;
  • Detalhes em suede preto.

Exterior:

  • Faróis com máscara negra;
  • Foco do farol alto pintado com vitral amarelo ouro e setas laranja;
  • Rodas réplica TE37.

Performance:

  • Suspensão fixa com amortecedores de dupla ação com mais carga;
  • Molas traseiras retrabalhadas;
  • Molas dianteiras by Zé Maquita.

Tem alguma pretensão de preparação de motor e/ou estética ou pretende deixar original!?

Pretendo dar um trato na pintura, remover o insulfilme, montar um som de qualidade, tirar a caixa SFI para montar um intake no lugar e estou pensando seriamente se no futuro monto 4 ITB’s ou turbino.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.06 AM
O motor C20XE

Quais você considera os pontos fortes e fracos do carro?

Pontos fortes do carro são estilo, dinâmica de condução e facilidade na manutenção mecânica, devido a maioria de suas peças serem intercambiáveis com alguns carros GM.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.19 AM
O teto solar abre, com dificuldades

O ponto fraco deste carro é o teto solar, que tem um defeito crônico. Muitos ex-donos não sabiam o que era ter um carro desses, tem muitos, inclusive o meu, que tiveram manutenção feita da forma correta e nem do jeito correto. Além disso, peças de acabamento e lataria estão bem inflacionadas no mercado de peças usadas.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.48 AM
Legal mesmo são as duas bolas de tênis nos faróis

Como é o uso no dia-a-dia!? (Conforto, consumo, manutenção, desempenho, etc.)

Muito confortável, não é cansativo de dirigir. Consumo na cidade em torno dos 9 km/l estrada uns 14 km/l. Manutenção com os mecânicos corretos é feita sem dor de cabeça, peças com preço razoável. O desempenho é ótimo para a época, são 150 cv, carro muito na mão de andar e não parece que tem todo esse tamanho, dinâmica excelente.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.49 AM
Pensa num conforto

Como são seus gastos com o carro?

Já gastei um pouco com ele. O que me inibe um pouco nos gastos é que sempre busco oportunidades na internet, peças legais e peças raras por um preço camarada. Não estou usando muito o carro no dia a dia devido um problema no chicote, que está sendo resolvido com a criação de um chicote elétrico novo com padrões novos mais seguros e eficazes.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.15 AM

Dica para quem está lendo: procure sempre bons mecânicos e os classificados da internet são ótimos lugares para achar coisas legais pro seu carro.

Qual foi a viagem mais longa que já fez com ele?

Foi pra Atibaia, SP.

Como se portou durante a viagem?

O carro teve um desempenho muito bom na rodovia, não tinha pra ninguém, muito estável, carro na mão, nada melhor do que andar com com o teto solar aberto e sentir o vento.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.03.25 AM
Não se engane com a aparência de surrado

Ele já te deixou na mão? (Quebrar em algum lugar longe de casa/voltar de guincho pra casa) O que aconteceu?

Já tive alguns problemas com ele. Deu problema na bomba de combustível, estava aquecendo e chegava a 1,3 bar, nisso algumas viagens ficaram mais longas até diagnosticar e resolver o problema. Arrumei e fiz algumas gambiarras para não ficar na rua. Já soltou um fio da bomba aí vim puxado por uma Renault Trafic com o auxilio de uma corda, de Guaianazes a São Caetano do Sul, aproximadamente 25 km percorridos.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.23 AM
Na foto vemos uma máquina de devorar asfalto e um Calibra. A Master é só coadjuvante mesmo.

Qual a melhor história que já teve com este carro!?

A maioria foram diversões com amigos, desde puxar com Prisma e o seu carro estar com 4 pessoas e funcionando só 3 cilindros, até assustar todo mundo nas ruas andando de escape direto.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.57 AM
E não é que o stance ficou legal?

Mas a mais engraçada foi uma vez com o carro falhando devido a aquela bomba danificada. Parei no farol e do lado parou um Vectra Turbo e o cara falou “Cara, esse carro é forte em, não dá nem lenta, pqp, puxa na frente para ver se eu acompanho”. Nisso sai com o carro e fui andando e falhando. Algumas horas depois me mandam uma mensagem “nossa tem um amigo meu que te viu no farol e me contou que tinha um Calibra muito forte, era tão forte que não firmava marcha lenta” hahaha.

E a pior?

A pior foi quando bateram nele quando eu estava voltando da faculdade, estragou o para-choque. No geral já estragaram o dianteiro 2 vezes e o traseiro uma vez. Devido a isso comecei a pensar em ter um carro de uso diário.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.07.22 AM
Cenas fortes

Pensa em algum dia trocar/vender este carro!?

Pretendo comprar um daily ainda esse ano. Penso em vender o meu carro só quando for comprar um imóvel.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 11.03.23 AM

Este foi o Calibra 95 do Felipe Silveira, gostaram da máquina? Não se esqueçam, se você quer participar do Carros da Galera é só mandar um e-mail para amigosgearheads@gmail.com. Lembrando que o carro da semana sempre será a capa do nosso Facebook. Esperamos que todos tenham gostado e semana que vem tem mais! Para ler sobre outros carros que participaram aqui do Carros da Galera, clique aqui.

Todas as informações aqui veiculadas são de total responsabilidade do autor das respostas e as mesmas não necessariamente vão representar a opinião do Amigos GearHeads.