Bicicleta Vs Montanha

As bicicletas estão presentes entre nós há duzentos anos e marcaram a infância da grande maioria das pessoas, e conforme vamos crescendo elas vão ficando para trás. Alguns de nós ainda passeiam de vez em quando com elas, pouquíssimos a transformaram em profissão, mas o que eu quero saber mesmo é por que a maioria não as vê como uma opção de transporte?

Eu morei a vida toda em São Paulo e nunca vi nas bicicletas um bom meio de transporte para mim, minha casa fica no alto de uma ladeira enorme e longe de todos os lugares que já trabalhei e estudei, tornando este meio de transporte inviável. Não entrarei nos méritos das ciclovias, ciclofaixas etc, pois isso é tema para outra discussão.

Bicicleta-elétrica-dobrável-_Tesla1_05_03
Pequena e dobrável

Hoje estou morando em Jerusalém, uma cidade montanhosa com pouquíssimos lugares planos, e meus trajetos são de curta distancia. Com essa rotina passei a ver com outros olhos as bicicletas elétricas, que são extremamente populares por aqui, possuindo até mesmo lojas especializadas nas vendas delas.

Uma bicicleta elétrica nova custa em media de 2500 a 4500 shekels (moeda de Israel, onde 1 shekel vale aproximadamente 90 centavos de real) e uma quantidade enorme de modelos usados podem ser encontrados na internet por mais ou menos 1500 shekels. Elas possuem uma autonomia de 20 a 40 km e velocidade máxima em torno de 25 a 40 km/h, suficientes para chegar com agilidade em qualquer lugar próximo.

bicicleta-eletrica-motorizada-350w-direto-da-fabrica-D_NQ_NP_18501-MLB20155911810_092014-F
Tentando se passar por moto

Eu ainda prefiro uma moto à uma bicicleta elétrica, mas tenho alguns fatores muito importantes que me fazem pender para a bicicleta.

Preço: aqui não tem motos baratas como às 125 cilindradas que temos no Brasil. Pensando em motos usadas, também tem bicicletas usadas por um preço bem menor.

Também tem a documentação, imposto anual que apenas a moto paga, o combustível custando 6,20 shekels o litro e estacionamento, já que você pode guardar uma bicicleta em qualquer lugar, inclusive algumas são dobráveis e cabem dentro de um armário facilmente ou ser colocada dentro de um ônibus caso necessário.

Manutenção: o custo de manutenção de uma moto é absurdamente maior que de uma bicicleta, que se resume em freios e pneus muito baratos.

Registro: estou no país com visto de estudante e isso é mais um impeditivo para qualquer coisa que exija um registro e também custos altos, pois dificulta a procura por trabalho.

Agora que defini a bike elétrica como uma opção, vou começar as buscas por uma pretendente e, caso uma delas passe a ser minha, eu volto para contar o convívio para vocês.

1
Com cesta para levar flores, tipo no Fusca

Considerando os preços e custos de uma moto e uma bike no Brasil (tirando o combustível) são muito parecidos com aqui, muitos de vocês agora podem passar a vê-las com outros olhos. Diminuindo drasticamente os custos diários de transporte sobra muito mais grana para a lasanha do final de semana.

bicicleta-eletrica-620x413
Também tem amostra grátis

E antes que alguém fale de segurança, aqui o transito é ruim, os motoristas são horríveis, não tem ciclofaixas e ciclovias e muita gente usa as bikes como meio de transporte. Lembrem, ser GearHead não é ser um ogro que só aceita carro manuais, e sim saber respeitar a apreciar a todos os meios de transporte e pessoas.