Nova York 2017 – A Nissan resolveu fazer um SUV sem pneus

O Nissan Rogue (chamado de X-Trail na Europa) é um SUV compacto produzido pela Nissan em diversos lugares do mundo. Vendido em motores à gasolina ou à diesel, é possível encontrá-lo em diversas configurações. Mas com esteiras no lugar de pneus é a primeira vez que nós vemos.

dsc_0727-970x647-c

Mostrado no Salão de Montreal ano passado, o Rogue Trail Warrior Project está em exibição no Salão de Nova York deste ano. Trata-se de um modelo one-off, ou seja, é um conceito de um carro só e muito provavelmente não trará nada de novo para as ruas. Até porque andar no asfalto com isso aí deve ser uma dor de cabeça terrível.

Nissan Rogue Trail Warrior Project

Cada esteira possui 122 cm de comprimento, 76 cm de altura e 38 cm de largura, e foram desenvolvidas pela empresa American Track Truck Inc. Com isso, o foco da Nissan seria de enfrentar areia e neve com extrema facilidade. Para isso, a suspensão e as caixas de roda também sofreram modificações.

Infelizmente, o conjunto mecânico não acompanhou as evoluções do sistema de suspensão (talvez para mostrar que o trem de força original tem força o suficiente para empurrar até mesmo esteiras bem maiores que os pneus originais). O motor QR25DE, com 2,5 litros, 172 cv e 24,19 kgfm, permanece idêntico. O câmbio também é o mesmo do carro encontrado nas ruas, uma caixa CVT chamada de X-Tronic pela Nissan. A tração é nas quatro rodas, mas há modelos 2WD no mercado americano.

nissan-rogue-trail-warrior-project-4

No visual a pintura ganhou um envelopamento camuflado, os faróis receberam pintura amarela (o famoso verniz vitral que você usa no Chevettão), a grade frontal é personalizada, o hack de teto é personalizado e conta com luzes de LED, e ainda há um gancho para reboque na dianteira (afinal, se um carro atolar muito provavelmente você conseguirá rebocá-lo com um SUV que usa esteiras).