Por quê os carros não têm vida útil medida em horas?

Os barcos, os tratores, os aviões, todas essas máquinas que também utilizam motores a combustão, medem a vida útil de seus motores pelas horas de uso. Você sabe por quê os automóveis não seguem esse padrão?

h-tratores-utilitarios-762x458
Os gloriosos tratores usam o horímetro no lugar do odômetro

Ora, se nossos carros, com exceção dos que possuem start-stop, continuam trabalhando enquanto parados no engarrafamento, por quê não medir o tempo de uso do motor em horas? Parando pra pensar, até que faz algum sentido.

smiths_speedo
Um dos primeiros odômetros aplicados à indústria do transporte já possuía um medidor parcial! Note também que a vida útil dos motores na década de 20 era bem mais curta.

Um pouco de história: O primeiro odômetro para mensurar distâncias foi descrito entre 27 e 23 a.C. pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio, ao passo que a autoria da invenção é dada à Arquimedes durante a primeira das três Guerras Púnicas, entre 264 e 241 a.C.

blog-ceabs-entenda-diferenca-odometro-horimetro
Existem odômetros analógicos…

Os tratores, como dito mais acima, possuem um “odômetro” em horas porque eles trabalham por muitas horas em curtas distâncias. É chamado de horímetro. Seguindo o caso, os aviões também usam um horímetro, mas por sempre viajarem em uma velocidade constante.

hodometro
…digitais…

Os carros estão no meio desses dois extremos. Nem sempre estamos no trânsito citadino, se deparando com situações de anda e para constantes (onde o horímetro trabalharia bastante e o odômetro não).

alce666-2
…possuídos…

Mas também nem sempre estamos viajando para lugares distantes e até mesmo durante uma viagem, paradas sempre ocorrerão e a velocidade não segue constante para medir em horas de uso.

consultor-2defeitoinjecao2
…e os da GM

Em resumo, se usa o horímetro quando o meio de transporte tem um uso do seu motor muito mais constante e definido, seja sempre com rapidez (caso do avião) ou sempre lentamente (caso do trator). Se um carro utilizasse um horímetro, como seria possível definir quantas daquelas horas foram gastas com o motor trabalhando em alta ou baixa rotação? Claro que, com a tecnologia de hoje, seria completamente possível determinar isso, mas mudar um padrão já consolidado dá um trabalho…

TRA  SÃO PAULO  28/03/2013       CIDADES TRÂNSITO   Trânsito na avenida 23 de Maio por volta das 17H . FOTO: JF DIORIO/ ESTADÃO
Fora que você reclamaria ainda mais dos engarrafamentos: “ESTA P#$%@ CONTINUA MARCANDO MESMO PARADO!”

O odômetro não é a forma perfeita para medir o uso do motor dos automóveis, mas é a que mais se adéqua, já que o ato de dirigir um carro tem um comportamento muito mais imprevisível do que pilotar um avião ou andar num trator. E a propósito, tanto odômetro quanto hodômetro estão corretos. Obrigado, de nada.