A FPT lançou um motor de 910 cv!

A FPT Industrial, empresa do grupo FCA que produz motores pesados, resolveu pensar fora da caixinha e produziu um motor a diesel de alto rendimento, com menor litragem e menos cilindros que os concorrentes. Estamos falando do FPT V20, uma usina de mais de 900 cv!

render_4

Apesar de ser chamado de V20, a arquitetura do motor consiste num V8 com 90º entre as bacadas. O nome se dá aos 20 litros deslocados, produzindo um total de 910 cv a 1.800 rpm e 418 kgfm a 1.500 rpm.

render_7

Garantindo a confiabilidade do sistema, os materiais utilizados são de alta resistência e os turbocompressores são de fluxo simples. O sistema de injeção Common Rail é um dos grandes destaques do motor, injetando combustível a até 2.200 bar.

render_12

A relação peso-potência deste motor é cerca de 13% melhor do que em seus concorrentes da mesma faixa de potência, normalmente com 12 cilindros. O consumo também é 2% melhor, o que parece pouco mas pode se tornar uma diferença grande em uso constante (que é o caso desses motores a diesel).

466541

Este monstro é indicado tanto para aplicações estacionárias, como geradores de energia ou máquinas produtoras do caldo de cana, quanto móveis, para ônibus, caminhões, carretas, máquinas agrícolas, de construção e locomotivas.