A nova BMW M550d xDrive é a M5 Touring movida a diesel

A nova Série 5 Touring, cuja qual já falamos aqui, ganhou uma nova versão para países que permitem carros de passeio a diesel. E olha, que versão hein. Imagine só uma perua BMW com tração integral, motor seis cilindros, quatro turbos e 77,5 kgfm a 2.000 rpm. Prazer, esta é a novíssima M550d xDrive Touring.

bmwm550d_2017_02
E pensar que o vidro do porta-malas abre independentemente

Depois de retornar com a clássica 540i, a BMW retoma com o nome 550d homenageando mais um grande clássico de um passado não tão distante. A nova M550d surpreende no desempenho: deixando de lado os 250 km/h de máxima limitados eletronicamente, temos um 0 a 100 km/h cumprido em apenas 4,6 segundos (4,4 no sedã). Isso é 0,1 segundo mais rápido que a geração anterior, isso na carroceria sedã!

bmw-m550d-xdrive-touring-7
As soleiras indicam a versão mais completa da linha

Para acompanhar tamanho desempenho num carro familiar, a altura em relação ao solo foi reduzida em 10 mm. Além disso, as rodas traseiras são esterçantes e a suspensão é adaptativa, com controle dinâmico dos amortecedores. A caixa de marcha é a onipresente ZF8, que já falamos das suas vantagens aqui.

26_bm-5d-5
O selo da M Performance está lá, é sinal que as maldades foram implantadas

Os 400 cv chegam aos 4.400 rpm e são gerados pelo novíssimo motor 3.0 litros de 6 cilindros e quatro turbos. Eu não canso de repetir, são quatro turbos! A M550d é a opção mais barata pra quem quer um carro quadriturbo zero km e não tem dinheiro para bancar um Chiron.

bmw-m550d-xdrive-2017-02
O sedã também ganhou o novo motor

O melhor de tudo? Consumo de apenas 16,13 km/L de diesel (16,95 no sedã). “Ah, mas é movido a diesel” não importa, é uma perua com desempenho de supercarro, não têm como ser melhor do que isso.