Este Peugeot 106 de mais de 500 cv é a definição de insanidade

Já falamos do Peugeot 106 por aqui. Trata-se de um carro ágil mesmo na versão 1.0, econômico e fácil de estacionar. De quebra, ainda possui uma dinâmica primorosa para um veículo popular. É aquele carro que serve de escola para o GearHead, lhe ensinando sobre os limites de aderência, subesterço e, porquê não, sobresterço. Mas sempre tem aquele Jão que não sabe brincar.

2002_ford_focus_rs_wrc_10
Pilotos de rali não sabem brincar

O Jão dessa vez se chama D. Grassi e não há nenhuma referência a este homem na internet, a menos que o Lucas Di Grassi tenha se tornado italiano. O que ele fez com um mero Peugeot 106 beira os limites da obscenidade humana. Ou seja, GOSTAMOS. São 506 cavalos num carro de menos de 900 kg (estimados)! Acompanhe o vídeo e me diga se estou errado.

Não há qualquer detalhe sobre o carro além da descrição do vídeo, que nos diz apenas que “o carro usa um 1.6 16V modificado para render 500 HP”. Então, quanto aos detalhes só podemos comentar o que é visto no vídeo. Mas relaxa, nosso olhar clínico tratou de dissecar o compacto francês, frame por frame.

zr_106_gti_by_tymu
O Peugeot 106 GTi

O Peugeot em questão é um 106 Fase II, já com a frente mais arredondada. Por ser 1.6 de 16 válvulas, o motor só pode ser um TU5J4, encontrado no 106 GTi e no 106 Rallye, ou um TU5JP4, empregado em diversos modelos da PSA (incluindo o nosso 206). Quanto às modificações, o eixo traseiro foi alongado (perceba que os pneus não são tão maiores que os originais) e os para-lamas foram alargados para cobrir tamanha pornografia automotiva.

ep006
O icônico filtro de ar da HKS toma conta da frente do carro

Na frente não há muita discrição: um enorme intercooler fica logo à frente do radiador, mas o que mais chama atenção é o filtro de ar da HKS, acompanhado logo em seguida por uma turbina quase que totalmente exposta. Os retrovisores foram trocados por peças mais integradas à carroceria, enquanto que o capô recebeu dois furos, o do escapamento e o da válvula wastegate.

106 do capeta interior
Um verdadeiro racecar

O interior segue a receita do racecar, com forro de teto, carpetes, tapetes e qualquer outro tipo de acabamento removidos. As portas receberam uma forração mais simples e leve que as originais. O painel permanece com o formato de fábrica, mas boa parte das peças originais foram trocadas por fibra de carbono. A instrumentação é digital, o banco é do tipo concha e o volante é esportivo, mas de 2 raios. Para completar, uma gaiola de proteção integral fecha o pacote da maldade.

circuito-di-franciacorta-2_restyling
O Autódromo de Franciacorta

A pista é o Autodromo di Franciacorta, localizado na província de Bréscia, Itália. São 2.519,28 metros, 13 curvas (8 para a direita e 5 para a esquerda) e a pista é aprovada para receber provas de Fórmula 1 e Moto GP. No traçado reduzido são apenas 1.683,58 metros.

10 do capeta
Há momentos em que o carro fica com uma roda no ar!

Voltando a falar do vídeo, a tocada é o que mais impressiona. Se tratando de um FWD com tanta potência, é difícil passar toda essa força para o asfalto. O carro segue destracionando de primeira, segunda e até terceira marcha! As reduções são acompanhadas do punta-tacco e o piloto parece lutar a todo momento para manter o carro na linha.

Encapetado
Engraçado que há uma cor na PSA chamada de Vermelho Lúcifer… Sugestivo.

O vídeo, lançado no dia 8 deste mês, tem pouco mais de 6 minutos e em boa parte dele é possível admirar o ronco da máquina. Após isso, o carro vai pra pista e o que vemos é uma boa disputa entre o pocket rocket e um 911 Carrera prata. O Porsche em questão é da geração 997.1, que originalmente entrega bons 325 cv a 6.800 rpm e 37,73 kgfm a 4.250 rpm. É bem menos que o Peugeot, mas a disputa se torna mais equilibrada (ou seria menos desequilibrada?) por causa do DNA esportivo do Porsche (e com isso estou falando de equilíbrio dinâmico).

Motor
Olha só que absurdo!

E aí, o que vocês acharam desse monstrinho francês? Eu não sei vocês, mas eu já vou cotar um carrinho desses nos classificados online!