O melhor jeito de viajar dormindo

Vivemos em uma época em que cada vez mais se fala de carros autônomos e de um futuro no qual o motorista não vai mais precisar dirigir. Muitas pessoas hoje sonham com o dia em que poderão dormir durante suas viagens por terra, mas o que elas não sabem é que o melhor jeito para se fazer isso já foi inventado há séculos e até hoje locomove a indústria mundial.

O trem, invenção do início do século XIX e com a primeira ferrovia oficial construída em 1825, logo se tornou o principal meio de transporte mundial com suas gloriosas locomotivas a vapor, que ficaram na ativa até 1977 e foram substituídas aos poucos pelas locomotivas elétricas e/ou a diesel.

353
Trem gaúcho. Tchê tchê tchê… Piuííí

Capazes de transportar toneladas de cargas e centenas de passageiros de uma só vez, o trem até hoje se mostra um dos meios de transporte mais eficientes e baratos que existe, e com o passar dos anos eles se tornaram cada vez mais confortáveis, silenciosos e rápidos.

Assim como a maioria dos brasileiros eu nunca havia feito uma viagem de trem, já que o Brasil não possui uma malha ferroviária para transporte de passageiros, mas em uma recente viagem para o leste europeu, tive o privilegio de experimentar esta antiga maravilha da engenharia.

A viagem era curta e não tínhamos muito tempo a perder, por isso escolhemos os trens noturnos para nos locomovermos pelas longas distancias da Polônia e da Ucrânia. A Polônia é um país bem tratado, com estradas e ruas de boa pavimentação e trens modernos, fazendo jus a sua coparticipação na União Europeia. Já a Ucrânia, país menos desenvolvido, possui ruas e estradas repletas de buracos, piores do que as sofridas vias brasileiras, porém pelo menos suas antigas ferrovias e trens ainda estão na ativa.

Com estradas muito ruins, cheias de buracos, remendos e má sinalização, as estradas ucranianas se mostraram um lugar ruim de viajar, porém os trens, por mais antigos que alguns fossem, eram muito confortáveis, com pouco balanço, trancos e barulhos. Como tínhamos pouco tempo e dinheiro, demos preferência aos trens noturnos para viajar enquanto dormíamos, dois destes trens tinham camas. Você paga um pouco mais caro e compra um lugar numa cabine que possui 4 camas, uma mesa e compartimento para bagagem, dando muito conforto e privacidade para os usuários.

WhatsApp Image 2017-05-09 at 16.32.17 (1)
Cafezinho antes de dormir. Sim, eu fiz isso.

De forma muito simples você entra no trem, guarda suas bagagens, forra sua cama com lençóis e travesseiro disponíveis, pode pedir algo para o serviço de bordo, deita para dormir e, quando chega sua parada, o responsável pelo atendimento do seu vagão vai até a sua cabine e te acorda. Não consigo imaginar um jeito melhor de se viajar quando o tempo é escasso e o dinheiro curto, aviões são mais rápidos, porem são mais caros e devido a esta velocidade você terá que gastar dinheiro com um hotel para dormir, já os ônibus e carros não oferecem tanto conforto e praticidade.

20110916_2
Imagem meramente ilustrativa

Por que sonhar em comprar um carro autônomo, para viajar sentado e desconfortável, se já existe um meio mais barato, rápido e confortável para isso?

Passar a noite viajando e dormindo confortavelmente foi uma experiência muito gratificante. Recomendo a todos que planejam viajar para o exterior a fazer o mesmo do que eu, otimizando o seu tempo e dinheiro.