Nissan resolve problemas com distração ao volante usando a Gaiola de Faraday

Esse provavelmente será o título mais estranho que você lerá hoje, mas nada do que disse aí é mentira. A Nissan está empenhada em fazer uma desintoxicação digital no motorista, interrompendo o funcionamento de aparelhos que trabalham com transmissão e recepção de sinais (também conhecidos como Smartfones).

O Nissan Signal Shield, que ainda está em testes num Nissan Juke, consiste num compartimento localizado abaixo do apoia braço. Através de um campo elétrico transmitido na superfície condutora, o interior do descansa-braço deixa de ter um campo elétrico. Sem campo elétrico, é impossível que as ondas eletromagnéticas se propaguem ali dentro, deixando o celular completamente inutilizável.

juke-overview-1-ximg-l_full_m-smart
O Nissan Juke virou o laboratório para o Nissan Signal Shield

Calma, para resolver é bastante simples: basta abrir a tampa. E se você quiser conectar seu celular para ouvir no som do carro, como faz? Eles também pensaram nisso: dentro do compartimento há um cabo USB para que você consiga transmitir o Spotify para os auto-falantes do seu carro.

NISSAN SIGNAL SHIELD CONCEPT
O projeto do Signal Shield já está bem avançado dentro da Nissan

Você pode se perguntar “mas só colocar o celular dentro de um porta-luvas resolveria a questão?” e a resposta depende muito do motorista. De acordo com a Nissan, um em cada cinco condutores admite utilizar o celular enquanto dirige (isso sem falar nos que não responderam honestamente). As pessoas estão cada vez mais dependentes dos telefones, o que torna a atitude drástica, mas plausível.