High 5 – Os 5 melhores carros de passeio movidos a diesel

Após tanta polêmica com carros diesel, vamos POLEMIZAR MAIS! E DEPOIS VAMOS DOBRAR A META! Segue uma lista com as melhores doideras movidas a carvão que encontramos por aí. Sentem e chorem apreciem essa lista pra gringo ver!

Mercedes-Benz E350d Estate

A nova geração das estrelas de três pontas alemãs está muito melhor acertada, jovial e com linhas de design num estilo mais agressivo e ‘esportivo’, totalmente diferente do que acontecia com aquelas quadradas antigas (que tinham lá seu charme mas não entrarei neste mérito agora).

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Olha ela vindo…

Enfim, olhem essa peruazona linda aqui, uma E350d! Exatamente uma 3,5 litros … SÓ QUE NÃO! As nomenclaturas não são mais desse jeito há alguns anos, porém a E350d conta com um V6 3.0 com 258 cavalos alemães! E eles giram no máximo até por volta de 3.400 rpm que não nos parecem muito, mas o mundo diesel é assim mesmo. #DieselFacts

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Olha ela indo…

A compensação fica por conta do torque: são 63,2 kgfm a 1.600 rpm, num pequeno bloco V6! A transmissão que modera isso tudo do motor apenas para as rodas traseiras é uma automática convencional de 9 marchas, produzida pela própria Mercedes. E pra quem não curte peruas (heresia), há também uma versão sedã deste mesmo carro.

Porsche Panamera 4S Diesel

A nova geração da Panamera chamou a atenção de todos. O sedã da Porsche deixou de ter um perfil corcunda e abraçou as linhas arredondadas que percorrem os 7826482 modelos de 911 da marca. Para apimentar ainda mais a relação, a fabricante de Stuttgart ainda fez uma versão híbrida de 680 cv. Mas não é dela que falaremos hoje, e sim da Panamera 4S V8 Diesel, intitulada pela marca como o veículo a diesel mais rápido do mundo.

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Panamera 4S V8 Diesel normal…

O V8 entrega 422 cv a 3.500 rpm e 86,67 kgfm a 1.000 rpm (#DieselFacts). A média fica em torno de 14,92 km/L de combustível, o que é um excelente valor para um carro que chega aos 100 km/h em 4,5 segundos (4,3 com o Sport Chrono Package), mas passa longe da toda poderosa Turbo S e-Hybrid, que chega aos absurdos 34 km/L.

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…ou Sport Turismo

Vale salientar que o mesmo trem de força está disponível na carroceria Sport Turismo. A Panamera shooting break a diesel é pouca coisa mais cara, mantêm a aceleração e o consumo mas a velocidade final cai de 285 para 282 km/h.

BMW M550d xDrive

Já falamos dela aqui, mas não vale ressaltar. A nova Série 5 nos brindou com uma fantástica motorização a diesel que não trouxe um ou dois, mas quatro turbinas (!). Não é pra menos que tamanha ignorância despeja 77,5 kgfm a 2.000 rpm nas quatro rodas, através do sistema xDrive ligado ao confiável câmbio ZF de 8 marchas. Já os 400 cv chegam aos 4.400 rpm, uma faixa de giro alta para um motor de ciclo Diesel.

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A nova Série 5 é chamado de G30 na carroceria sedã e G31 na versão Touring

Temos um 0 a 100 km/h cumprido em apenas 4,4 segundos no sedã e em 4,6 na Touring. A velocidade máxima é limitada aos 250 km/h, assim como a maioria dos carros alemães da atualidade. Para acompanhar tamanha selvageria num carro familiar, a altura em relação ao solo foi reduzida em 10 mm. Além disso, as rodas traseiras são esterçantes e a suspensão é adaptativa, com controle dinâmico dos amortecedores.

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Essa capa esconde quatro turbinas…

Porém, mesmo com um desempenho arrebatador e um visual estonteante, o consumo da M550d é de apenas 16,13 km/L na perua e 16,95 no sedã. #DieselFacts

Audi Q7 V12 TDI

Parece que essa lista tem apenas brinquedos do grupo VW, mas como deixar de fora um monstro de 496 cv? Um SUV que a própria Audi diz ser o melhor Q7 de todos?

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Um dos poucos SUVs realmente respeitados

Pense nisso como uma resposta para a Meca ML63 AMG, a Cayenne Turbo S e também as BMW’s. Os alemães que criaram toda essa exuberância foram a divisão Quattro de alta-performance da Audi.  Eles até consideraram fazê-lá como um modelo RS, mas a ideia não foi pra frente.

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Olha só o stance desse carro!

A potência vêm de 1.750 até 3.750 rpm, bem baixo mas é um motor turbo diesel, não é mesmo? Usando um câmbio de seis marchas da famosa ZF, enviam do motor para as rodas 102 kgfm de torque a 1.750 rpm! #DieselFacts

Touareg V10 TDI

O Touareg V10 TDI é a prova de que a VW ainda pode fazer insanidades. O que dizer de um SUV, feito pela mesma marca que produziu o Fusca, que consegue puxar um Boeing sem qualquer alteração mecânica e estrutural? #DieselFacts

São 8,2 km/L de consumo andando com o pé mais leve, mas aqui não há ciclo Diesel que resolva. Isto porque são 10 cilindros em V com duas turbinas trabalhando a todo momento. As especificações? 313 cv a 4.500 rpm e 76,5 kgfm a 2.000 rpm. Reparem que a M550d consegue números melhores com 4 cilindros a menos, só que aqui a ideia está em buscar a opulência mesmo (são mais de 2,5 toneladas envolvidas).

Touareg V10
Lobo em pele de cordeiro

Pena que não deu muito certo: a Touareg V10 era muito cara para um Volkswagen e tinha certos problemas com questões ambientais (seria este um dieselgate fora de época?), é tanto que ela deixou de ser vendida em 2004 nos EUA para voltar apenas em 2006 e em apenas 5 estados.