Carros da Galera – Conheçam o Peugeot 306 de Lucas Roiz

Falaí galera GearHead, hoje estamos postando mais um projeto do Carros da Galera! Além de nos aproximarmos de vocês, isso fará com que todos possam conhecer outros carros, ver diversos pontos de vista em cima do mesmo carro, despertar aquela paixão escondida meio renegada e até mesmo tirar aquela dúvida final, aquele detalhe que faltava para te animar na compra do veículo!

Lembramos que não queremos apenas os projetos mais absurdos, qualquer um pode participar, o foco aqui é na sua história com seu carro ou outros carros, queremos conhecer nossos leitores também! Hoje traremos para vocês a história daquele carro que é um belo devorador de curvas, isso quando está fora da oficina, que todo mundo desativa o sistema de esterçamento das rodas traseiras, e que para achar qualquer peça o carro fica no mínimo 6 meses parado. Com vocês o 306 S16 de Lucas Roiz.

Diga seu nome, idade, onde mora…aquela apresentação básica para a galera te conhecer!

Meu nome é Lucas, tenho 21 anos, moro na ZL de SP e tenho uma pequena demência por carros franceses!

Qual carro você tem?

Tenho um 306 S16 95 que deixa muito japonês passando mal…

Ele tem algum apelido?

Ja teve vários apelidos: Gato a Jato, Aspira, ThunderStorm (Esse foi o antigo dono que tinha colocado… :P)

Como você acredita que nasceu esta paixão por carros?

Quando eu nasci meu pai era mecânico, então desde pequeno eu vejo quadrados, chevelhos e varios outros carros sendo reparados na oficina, e sempre que podia ia la “ajudar” meu pai. Era uma honra!

Porque escolheu este carro?

Eu tava de saco cheio do meu antigo Uno (Bengador de fox 1.6) por conta de não ser um carro que é a minha cara, e outros fatores de um gearhead, e acabei trocando ele no peugeot.

Como você acredita que nasceu este amor/paixão/admiração por este carro em especifico?

Quando eu tinha 14 anos, meu tio comprou um 306 XN 97″ e até então eu não tava nem ai pra ele… se passaram os anos e meu tio não precisava mais dele, então me disse “Se vc passar na faculdade eu te dou o Peugeot.”. A proposta era super vantajosa? Não muito, mas para um garoto de 17 anos que o meio de transporta era um Nike, tava ótimo! Fiquei muito feliz que teria um carro que pudesse usar quando quiser, pesquisei tudo sobre o carro, peças, aftermarket, modelos… E quando eu descobri o modelo S16, acabei ficando retardado para ter um!

Infelizmente no final das contas, acabei não ficando com o carro, não por conta da faculdade, mas por motivos de força maior. Daí pra frente só procurei por S16… (E acabei comprando um uno…)

Quais carros já teve antes do atual?

Tive só um Uno Fire 1.0 01″, esse carro nunca me deu problemas, nunca quebrou, era de um amigo que comprou de unico dono, mais inteiro impossivel… Só que não era tudo o que eu queria.

O carro tem alguma alteração de motor e/ou estética!?

De motor, a alteração está em andamento, estou fazendo um projeto aspirado (por isso o nome Aspira… Que satisfação Aspira…) onde vou trocar alguns itens e outros já troquei. Já sobre estética apenas coisas simples!

Motor:

– Coletor de admissão do Xsara VTS.
– Chip de potencia eeprom (Feito por um amigo especializado em S16 e que um dia virará um FuelTech ou Pandoo da vida).
– Coletor de escape dimensionado.
– Filtro K&N.
– Bicos de GM com vazão de 25ml.
– E Bem futuramente, comandos 295!

Estética:

– Cor das rodas que vieram pretas e eu mudei para um dourado, mas creio que eu vá mudar de novo, ou para branco ou para original.
– Pintei o farol de milha para amarelo.
– Comprei um para-choque novo, da pra ver nessas fotos que o meu atual está uma grande bosta…

Quais você considera os pontos fortes e fracos do carro?

Os pontos fortes do carro são:

– A força e ignorância. O carro tem 155cv originais, é muito, mas muito torcudo.
– O Desenho. O carro tem um desenho muito bonito que eu considero bastante atemporal, Hatch é um tipo de carro que eu aprecio bastante, porém o que mais me chamou atenção foram essas lasanhas.

Os pontos fracos:

– Peças para ele é algo bastante escasso, não tenho problemas em encontrar, mas se não tiver os contatos certos fica muito dificil.
– Mão de obra especializada. Minha mão de obra sou eu mesmo e meu pai, um mecânico que saiba mexer nesses motores e seja confiável, o que não é nem um pouco barato.

Como é o uso no dia-a-dia!? (Conforto, consumo, manutenção, desempenho, etc)

Não uso o carro no dia a dia pois trabalho no centro e uso transporte publico, mas aos finais de semana eu uso até não poder mais…

O carro é extremamente confortável, por conta da suspensão rebaixada (Merda que o antigo dono fez) não se pode apreciar todo o conforto disponível, mas ainda sim é bem mais confortável que muitos carros.

O consumo dele é bastante baixo (por enquanto), comigo ja fez 9km/l na cidade (lembrando que é um 2.0 velho) e 13km/l na estrada.

Manutenção eu só gasto com as peças, pois a maioria do serviço faço na oficina do meu pai.

Desempenho é algo exemplar, foguete, de 1000Rpm a 3500Rpm ele é meio manco, isso devido á antiga tecnologia dos motores 16v que em baixa tem menos torque (Fica ai a explicação para os motores VTRECO), acima de 3500Rpm, ele te gruda no banco de uma forma extremamente ignorante e enquanto não tirar o pé, você não volta.

Como são seus gastos com o carro?

Não gasto quase nada, devido a quantidade de contatinhos.

Qual foi a viagem mais longa que já fez com ele?

No 1º Mês, fui para São José dos Campos com ele num encontro do Clube Peugeot.

Como se portou durante a viagem?

Se portou bem melhor do que esperava, tive alguns probleminhas com arrefecimento, mas ja foi resolvido.

Ele já te deixou na mão? (Quebrar em algum lugar longe de casa/voltar de guincho pra casa) O que aconteceu?

Por incrível que pareça, nunca me deixou na mão.

Qual a melhor história que já teve com este carro!?

Até agora não tenho nenhuma super história para contar, mas até agora, o mais engraçado que aconteceu foi que um amigo travou a cabeça no teto solar HUEHUEUHE

E a pior?

Foi logo quando cheguei em casa com ele pela primeira vez… Por conta do carro ser rebaixado, eu acabei raspando o para-choque e ficou desse jeito que está nas fotos… 🙁

Pensa em algum dia trocar/vender este carro!?

Para ser sincero, ja anunciei ele 3 vezes, tive muitas propostas, mas desisti da venda, é como um pai tentar se livrar do filho…

E é isso galera!! Espero que o pessoal me dê uma outra chance de aparecer por aqui com o projeto concluído!

E por hoje foi só pessoal! Essa foi a história do Lucas e seu 306 S16. E se você quer participar do Carros da Galera é só mandar um e-mail para amigosgearheads@gmail.com. Lembrando que o carro da semana sempre será a capa do nosso Facebook. Esperamos que todos tenham gostado e semana que vem tem mais! Para ler sobre outros carros que participaram aqui do carros da galera, clique aqui.

Todas as informações aqui veiculadas são de total responsabilidade do autor das respostas e as mesmas não necessariamente vão representar a opinião do Amigos GearHeads.