Jaguar XE SV Project 8: os ingleses pistolaram de vez

A Jaguar é uma marca historicamente ligada ao desempenho. Desde os protótipos XJR-9 e XJR-12 de Le Mans, passando pelo lendário XJ220 e chegando ao atual F-Type, velocidade e Jaguar são palavras mais próximas do que você imagina. Só que no segmento dos sedãs a concorrência evoluiu demais, caras grandes como o Mercedes-Benz C63 AMG e a BMW M3 chegaram a patamares de desempenho jamais vistos por um Jaguar. Até agora.

Jaguar XE
O XE nunca teve uma versão para bater de frente com C63 e M3

“O patrão ficou maluco” define bem o que a SVO, divisão especial do grupo Jaguar-Land Rover, fez com o Jaguar XE, sedã de entrada da marca que concorre justamente com… Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3.

O tradicional V8 de 5 litros com compressor mecânico ganhou uma nova calibração, atingindo os 600 cv. Os testes foram acompanhados pela equipe de fábrica no circuito de… Nürburgring Nordschleife, mais do que esperado.

jaguar_project7_1
F-Type Project 7, antecessor do Project 8

O grande problema desta edição esportiva está na quantidade de unidades produzidas. Serão apenas 300 modelos com estas especificações, o que indica que não vai ser dessa vez que a dupla de sedãs esportivos alemães terá concorrência britânica. A série Project marca os modelos mais exclusivos da Special Vehicle Operations. O Project 8 é o sucessor do F-Type Project 7, lançado em 2014.

xesvproject8nbr0311
O felino parece zangado

O diretor de marketing do grupo Jaguar-Land Rover, John Edwards, afirmou que “os nossos clientes em todo o mundo ficaram maravilhados com o F-Type Project 7. O Jaguar XE SV Project 8 leva a engenharia aerodinâmica e os esforços em performance para outro nível, e é feito para entusiastas e colecionadores. Por isso, o preço para este modelo irá refletir tudo isso”. Ou seja, o cara já jogou no vento que o modelo será caro. Ao menos todas as unidades serão feitas à mão no centro técnico da SVO, em Coventry, para garantir a “performance extrema” que o diretor tanto fala.

xesvproject8nbr0366-e1495823418499
Sabe quando um spoiler não casa com o carro mas mesmo assim você quer? É esse o caso

O Project 8 será mostrado ao público no dia 28 de junho, no tradicional Goodwood Festival of Speed. A Jaguar ainda afirmou que o modelo não tem previsão de chegar ao Brasil, mas acho que isso já era esperado por nós.