As vezes você deve ir ao autódromo

Esses dias percebi que puxei uma coisa completamente diferente, mas ao mesmo tempo semelhante ao meu pai. Meu velho é um grande fã de futebol e, apesar de ter seu time de coração, qualquer reunião de 22 (?) jogadores em campo chutando uma bola de um lado para outro consegue entretê-lo de uma maneira fascinante, ele senta no sofá e sai caçando nos canais de esporte algum time jogando, pode ser até da quinta divisão do campeonato da Lituânia, ele começa a assistir e vai até o final do jogo sem perder nenhum lance.

bein

Tá, e o que isso tem a ver? Eu peguei essa mania dele mas, com algo diferente: o automobilismo. Qualquer coisa que tenha um motor e esteja correndo em círculos contra outros competidores eu adoro assistir, e nem precisa ter quatro rodas, vale de corridas de carros a corrida de barcos, o entusiasmo assistindo será o mesmo. Não consigo explicar o porquê de gostar tanto de ver corridas, só sei que gosto, me fascino, acho emocionante e sempre tento acompanhar qualquer campeonato.

Só que o mais legal do automobilismo é poder acompanhá-lo de perto, ir para pista. Eu já tive algumas oportunidades de assistir algumas corridas ao vivo e, por mais que a cobertura televisiva tenha melhorado nos últimos anos, nada supera estar no autódromo acompanhando a corrida, podendo ouvir o ronco dos motores estourando os tímpanos, o cheiro de borracha dos pneus, de combustível queimado, poder ver os backfires nas reduções de marcha e, dependendo da situação, poder até mesmo conhecer de perto os pilotos, pegar um autógrafo e tirar uma foto com um grande ídolo, todas essas emoções que somente estando lá no autódromo você consegue presenciar.

Você pode reclamar sobre os preços para isso, mas você não precisa ir num autódromo somente para assistir a F1 ou Stock Car, temos a Old Stock e vários outros campeonatos de automobilismo que deixam as portas do autódromo abertas para que você possa assistir tudo numa boa, às vezes até de graça. Temos corridas de arrancada, track day, hot lap, tudo para que você possa curtir um dia tendo as sensações que citei no parágrafo acima. Tudo isso você consegue com um custo mínimo, normalmente gastando apenas a condução até o local do evento, talvez alimentação e ainda pode juntar uma galera para rachar os gastos, ou seja, as oportunidades existem, é só ir atrás. Ah, até um campeonato de Kart vale a pena viu? Se tiver algum amigo correndo ótimo, se não, escolhe alguém aleatório, aposta com os amigos quem vence e pronto, já está feita a diversão.

Claro que nem tudo são maravilhas, a maior parte do tempo você não faz ideia do que acontece no circuito como um todo, não tem ideia das diferenças de tempo entre os pilotos (principalmente os ponteiros), se acontece algum acidente na pista, enfim, é um pequeno preço a se pagar pelos sentimentos e sensações capazes de arrepiar a pele de uma maneira inexplicável, o ideal é pegar pelo menos uma corrida para assistir nas arquibancadas e o resto da temporada acompanhar pela televisão mesmo. Mas sair de casa de vez em quando, quebrar a rotina, acompanhar a corrida de perto, é uma experiência mais do que recomendada para qualquer GearHead.