Vocês sabiam que a Zafira tem chassis e suspensão Porsche?

O segmento das minivans está em declínio, não só no Brasil como no mundo também. E tudo isso por conta dos SUVs. Sim, eles que já riscaram boa parte das peruas do mapa também fizeram mais uma vítima. Mas não é de hoje que isso acontece. E também não será hoje que falaremos sobre isso. Hoje é dia de contar a história de uma das minivans mais interessantes que o mercado brasileiro já possuiu. Sim, estou falando da Chevrolet Zafira, que infelizmente nos deixou em 2012 sem deixar um sucessor digno.

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A Zafira fez sucesso no mercado nacional devido a sua versatilidade

As minivans, também conhecidas como MPVs (Multi-Purpose Vehicle, ou o Veículo de Proposta Múltipla), surgiram em 1996 com a Renault Scénic. Antes mesmo deste segmento surgir, a Opel percebeu que havia muito potencial neste mercado e decidiu correr atrás de quem poderia lhe ajudar a fazer um projeto matador. E soa estranho contatar a Porsche para fazer um MPV, mas nos anos 90 a fabricante de Stuttgart passava por maus bocados. Em 1995, Porsche e Opel já conversavam sobre a futura Zafira.

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Ao contrário do Brasil, na Europa a Zafira continua em linha e já está na terceira geração

Com sua expertise como prestadora de serviços de engenharia e uma crise nas finanças, a Porsche deu início ao projeto da Zafira. A Opel queria um monovolume de 7 lugares barato de fabricar. A solução? Usar peças já existentes em sua linha (daí a partilha de componentes com Astra e Vectra) para viabilizar o projeto. Só que a Zafira não é simplesmente uma coletânea do que havia no line-up da Opel em 1996.

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A terceira fila de bancos se escondia no assoalho: I N O V A Ç Ã O

O trabalho da Porsche em cima do chassis foi tão bom que partiu dela a solução de esconder a terceira fila de bancos no assoalho, tornando assim o piso do porta-malas plano, uma inovação na época. A suspensão também tem assinatura Porsche, o que garantiu a estabilidade acima da média que a Zafira possui em comparação com outros carros altinhos. Após um conceito apresentado no Salão de Frankfurt de 1997 o terreno já estava pronto para o lançamento do MPV, ocorrido em janeiro de 1999.

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Esta é a Zafira OPC, que muito provavelmente anda mais que o seu carro

O projeto é tão bom que, sob o emblema da Opel, a Zafira ganhou até uma versão esportiva. A Zafira OPC era equipada com um Família II, conhecido como Z20LET, equipado com 16 válvulas e turbocompressor. A receita brindava o público europeu com 192 cv a 5.400 rpm e 25,5 kgfm a 1.950 rpm, tornando 0 a 100 km/h rompido em apenas 8,2 segundos com velocidade máxima de 220 km/h.

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A Zafira no Museu Porsche

O orgulho pela participação na engenharia é tão grande que a minivan permanece em exposição no Museu da Porsche, em Stuttgart, até hoje. Não sei vocês, mas eu estou com vontade de comprar uma Zafira só pra colocar alguns emblemas da Porsche.