High 5 – 5 opções de manoplas de câmbio para sua lasanha

Manopla de câmbio é um item que pode até passar despercebido para quem dirige um automático, porém para quem tem um carro manual é algo que você toca muitas e muitas vezes enquanto dirige, então, por quê não dar um aspecto mais seu para isso?

9998_1_20160229153124
É realmente nisso que você quer pegar todos os dias?

Se você é iniciante nesse mundo do xuning tuning e gostaria de começar com coisas mais básicas para depois turbinar seu apzão, comece com a sua manopla de câmbio. Algo fácil e rápido de fazer, mudando bastante o feeling que você tem com sua lasanha.

OMP de alumínio

oda2002_7

Essa manopla feita de um bloco usinado no CNC de alumínio, que mais parece um queijo-suíço, foi feito pela OMP, empresa que produz acessórios para karts e carros de corrida. O formato esférico é um dos melhores em termos de pegada e com esse furos a manopla ganha um aspecto muito interessante!

Sparco Racing Carbon Look

tuning_shiftknobs_racing_carbon_03740cl

Feito em formato ergonômico para um maior grip quando você aciona na mente o modo dicurrida, essa manopla, feita pela conceituadíssima Sparco, tem um aspecto de fibra de carbono que vai dar aqueles 5 cv a mais no seu carro.

MOMO Anatômico

momo-anatomico-shift-knob-c

A italiana MOMO é uma marca já muito famosa e conceituada por volantes de competição, mas eles também produzem, entre outras coisas, manoplas de câmbio. Essa é uma opção de formato bem ergonômico, feita de couro, ao contrário dos plásticos que imitam couro que está na maioria dos carros que circulam por aí.

Especiais…

Os que abrangemos até agora, são voltados mais para o conforto, melhor pegada e digamos; um pouco modestos.

imag0237
Quatorze polegadas de manopla na sua cara!

Se o seu estilo é ser diferente, aqui está uma opção JDM, no qual se expandiu bastante pelo Japão e esta tomando fôlego no restante do mundo. PS: Atenção, pois dependendo do veículo, ao engatar a ré, você ira levar uma manoplada na cara!

Existem opções ainda MENOS confortáveis, feitos em várias formas e tamanhos, como por exemplo:

600
Uma manopla customizada com a cabeça de um dos nossos editores

Qualquer coisa pode ser usada como manopla, bastando encaixar ou rosquear no seu carro, porém a dirigibilidade com essas coisas irá ser péssima!

Bônus – FAÇA VOCÊ MESMO

Aquela velha história, se quiser bem feito, faça você mesmo!

Esse cara teve a excelente ideia de usar seus shapes de skate velhos para fabricar coisas, um dos projetos foi criar uma manopla para nada menos que um R8 manual.

img_2931

Usando várias camadas de shapes velhos, colando e depois usinando, ele chegou a esse excelente design, no qual depois ele aperfeiçoou com outros tipos de manoplas.

Uma outra ideia seria fazer usando impressoras 3D. OK, OK, você não tem uma em casa! Mas hoje em dia você pode enviar seu design para empresas que aceitam projetos externos e fazem o que você quiser. Impressoras 3D podem te dar infinitas possibilidades nas quais seriam impossíveis em uma usinagem convencional.

image
Infinitas opções!

Independente do seu estilo, você irá achar uma manopla do seu agrado, com custo baixo e que dará um outro aspecto para sua lasanha.