Toyota faz volta recorde de 3’14” em Le Mans

TS050

Parece que este ano é da Toyota. Depois de perder a corrida para a Porsche de maneira dramática no ano passado, 2017 trouxe bons ventos para a equipe japonesa desde as voltas de qualificação.

lemans-24-hours-of-le-mans-2017-9-toyota-gazoo-racing-toyota-ts050-hybrid-jose-maria-lopez
O Toyota TS050 #5

O piloto Kamui Kobayashi fez uma volta de 3’14″791 a bordo do Toyota TS050 Hybrid #7 na segunda sessão de classificação, batendo o recorde dos LMP1 de 3’16″887 cravado por Neel Jani em 2015 num Porsche 919 Hybrid. O japonês definiu seu tempo após a bateria ter reiniciado por causa de uma bandeira vermelha, o que ajudou o ex-piloto de Fórmula 1 a encontrar a pista com trânsito mais livre. Kobayashi foi em média 2,4 segundos mais rápido que os outros pilotos da categoria LMP1 H, a mais alta do endurance internacional. É também a volta com a maior velocidade média desde sempre, de 251,9 km/h.

untitled-1
Imagine só este circuito com ondulações na pista e sem as chicanes em T2 e T3: certeza de que ia dar ruim.

Vale lembrar que nem sempre o Circuit de la Sarthe foi assim: antes de 1989 não haviam chicanes na gigantesca reta Mulsanne (chamada de Hunaudières quando o circuito não está sendo usado), o que permitia velocidades ainda maiores. Por este motivo a volta mais rápida de todas, considerando todas as versões de La Sarthe, mantêm-se nas mãos de Pedro Rodriguez, que fez estúpidos 3’13″90 em 1971 com um Porsche 917 (ainda falaremos deste monstro de 12 cilindros opostos).

wec-spa-francorchamps-2017-25-cefc-manor-oreca-07-gibson-roberto-gonzalez-simon-trummer-vi
A Manor Oreca de Vitaly Petrov

Mas não houveram recordes apenas na categoria máxima do WEC. Na LMP2 Vitaly Petrov fechou La Sarthe com 3’25″549 no Manor Oreca #25. E na GTE Am Dries Vanthoor terminou com 3’54″543 numa Ferrari 488 da equipe JMW Motorsport.

lemans-24-hours-of-le-mans-2017-1-porsche-team-porsche-919-hybrid-neel-jani-andre-lotterer
Neel Jani em seu Porsche 919 Hybrid

O segundo e terceiro lugares nesta qualificação provisória ficaram com dois Porsche 919 Hybrid, o #1 de Neel Jani fazendo 3’17″259 e o #2 de Timo Bernhard atingindo 3’18″067.