Divisão esportiva da Volvo fará próprio carro

A trajetória da Polestar, divisão esportiva da Volvo, é cheia de grandes marcos. Responsável por monstros como o Volvo C30 S2000, com um 5 cilindros (Fivetech feelings) de 293 cv, que começou a correr em 2008, levou o título da Swedish Touring Car Championship (STCC) em 2009 e mantêm um recorde até hoje de todas as pole-positions do campeonato. Mas hoje não falaremos de sua trajetória e sim de suas novas pretensões.

A equipe Polestar participando do WTCC, o campeonato mundial de carros de turismo

Até agora, a Polestar produziu somente edições apimentadas dos carros de rua da Volvo, contando hoje em dia com o sedã S60 e a perua lindona V60 (ambos com 370 cv). A partir de agora a empresa tomará um outro rumo, na qual produzirá seus próprios carros porém todos elétricos.

Os carros que eles produzirão tomarão base da mesma plataforma da Volvo, a Volvo’s Scaleable Product Architecture (SPA) e a Compact Modular Architecture (CMA), nas quais são feitos os XC60  e os novos modelos da série 90.

Os carros serão produzidos provavelmente na mesma linha de montagem, porém não irão carregar os símbolos da Volvo nem mesmo a carroceria, sendo carros com visual diferente da Volvo (do mesmo jeito que a FIAT é usada pela Alfa Romeo e Lancia e a VW pela Skoda e Seat).

A pessoa responsável pelo visual dos modelos recentes da Volvo, Senior VP de Design; Thomas Ingenlath, foi recrutado como Diretor Executivo da Polestar e disse: “Estou muito entusiasmado em enfrentar esse desafio de estabelecer essa marca emocionante, desenvolvendo um fabuloso portfólio de produtos personalizados e canalizando essa paixão que temos ao longo da equipe Polestar. O próximo capítulo da história da Polestar está apenas começando.”

Apesar da nova etapa de carros elétricos, a Polestar continuará a produzir os carros de alta performance da Volvo que tanto adoramos, e agora também serão parte da nova face global da Geely no mundo das corridas, porém sobre a marca da Cyan Racing, que já existe desde 2005 como divisão de competição da Volvo.

No passado o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, deu dicas que uma futura equipe na Formula E poderá acontecer.

O novo modelo da Polestar será apresentado até o final deste ano, então teremos muito mais para escutar sobre eles.