Jaguar lança XE SV Project 8 e ganha prêmio em Goodwood

A Jaguar apresentou ao público durante o tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, o novo Jaguar XE SV Project 8, um belo sedã superesportivo de quatro portas, movido por um potente motor 5.0 V8 Supercharged de 600 cv. Desenhado e desenvolvido no Departamento de Operações Especiais da Jaguar Land Rover (o famoso SVO) na terra da rainha, totalmente focado em performance, superou concorrentes de peso para ganhar o troféu anual Michelin Supercar Paddock Showstopper. O Project 8 é o mais potente sedã da Jaguar de todos os tempos. Ele sai do 0 e vai até os 100 km/h em apenas 3,5 segundos e continua acelerando até velocidade superior a 320 km/h.

O Project 8 traz ajuste manual de altura para condução no dia a dia, sistemas dinâmicos de condução para uso em circuito e um pacote opcional de apenas dois assentos chamado de “Track Pack”, que economiza 12,2 quilos. Ele é o primeiro modelo da Jaguar a receber a nova geração do sistema de freios de carbono cerâmica e a primeira aplicação em um veículo de passeio da tecnologia de rolamentos de cerâmica, até então usado somente na F1.

Olha a cara de mau do minino

O Jaguar XE SV Project 8 chega ao mercado com três opções de cores de carroceria: Branco Fuji, Preto Narvik e Vermelho Caldera, além de cinco opções de cores diferentes de acabamento: Laranja Valencia, Azul Velocity, Branco Meribel, Prata Verbier e Cinza Corris.

Confira as especificações técnicas do sedã:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS JAGUAR XE SV PROJECT 8
MOTOR E TRANSMISSÃO
Capacidade do motor (cc) 5.000
Cilindros V8 Supercharged a gasolina
Potência (cv) 600 @ 6.500 rpm
Torque (kgfm) 71,38 @ 3.500-5.000 rpm
Transmissão 8-velocidades Quickshift automática, com tração integral nas quatro rodas
CHASSI
Sistema de suspensão Dianteiro: Independente, double wishbone, ajustável com amortecedores CVD

Traseiro: Independente, Integral Link, ajustável com amortecedores CVD

Freios dianteiros 400mm Carbono Cerâmica a disco, seis pistões
Freios traseiros 396mm Carbono Cerâmica a disco, pistão único
Rodas e Pneus F: 9.5 x 20polegadas, 265/35 R20 Michelin Pilot Sport Cup 2
T: 11 x 20polegadas, 305/30 R20 Michelin Pilot Sport Cup 2
Direção Eletromecânica
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.713
Largura – retrovisores rebatidos (mm) 2.075 / 1.954
Altura do solo estrada / pista (mm) 1.436 / 1.421
Distância entre-eixos (mm) 2.835
Peso (kg) A partir de 1.745
Performance
0-100km/h (seg) 3,5
Velocidade Máxima (km/h) 321,9

No vídeo abaixo você pode conferir o processo de criação do carro e quebra ouvir o som do V8 em sua mais bela forma, coloque os fones de ouvido e aprecie esta bela obra de engenharia automotiva inglesa.

Durante o evento, que reuniu uma enorme variedade de automóveis de todos os tipos, o modelo da Jaguar superou concorrentes de peso e foi considerado pelo público e por um painel de juízes como a grande atração desta edição do evento, ao vencer o prêmio “Michelin Supercar Paddock Showstopper”.

O XE SV Project 8 era o único modelo de quatro portas dentre os 50 modelos dos mais variados estilos e marcas que concorriam ao prêmio. O sedã da Jaguar foi classificado para a final, juntamente com outros cinco modelos, após receber mais votos do público em uma votação online promovida durante o festival. E a escolha dos jurados não foi fácil, já que entre os concorrentes haviam Ford GT (que já ganhou prêmios pelo visual) e o visceral Mercedes-AMG GT R.

Dat ass…

A fase final do concurso contou com um painel de juízes formado por grandes personalidades do automobilismo britânico, incluindo o ex-campeão Tim Harvey, o jornalista automotivo Jon Quirk, o piloto de manobras Vaughn Gittin Jr., além de nomes famosos como Paul Wallace, Sam Fane e Jason Pelosi.

Para o chefe dos jurados, Tim Harvey, “O Jaguar Project 8 realmente pegou todos de surpresa durante o festival realizado neste fim de semana. Não apenas por conta de sua estreia mundial, mas também pela maneira como esse veículo rompe barreiras em todos os aspectos, o que causou um grande impacto nesta edição do Michelin Supercar Paddock”.

Esse carro… esse lugar… não queria mais nada!

“Todo esse impacto fez do veículo o vencedor entre os votos recebidos online pelo público e conquistou muito rapidamente a opinião dos seus jurados do concurso. Para mim, um ex-piloto de categorias de turismo, esse Jaguar é um veículo absolutamente fascinante”, complementa.

Para John Edwards, diretor da Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, “nós estamos absolutamente honrados em receber esse prêmio que considera o XE Project 8 como a grande atração em Goodwood. Nosso objetivo era desenvolver um supercarro capaz de atrair todos os olhares em um evento como esse, que reúne milhares de fanáticos por automóveis e nós conseguimos cumprir com esse objetivo”.

O Jaguar XE SV Project 8 é o segundo veículo de colecionador desenvolvido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, e veio após o F-Type Project 7, apresentado em 2014. Desenvolvido à mão pelos engenheiros da marca britânica, o XE é um sedã de quatro portas que oferece uma combinação de potência, dada pelo motor de 600 cv com a agilidade e dirigibilidade proporcionadas pela tração integral, conjunto este vindo do F-Type SVR.

Como forma de garantir a exclusividade do modelo, apenas 300 unidades do modelo serão produzidas pela Jaguar Land Rover em Coventry, no Reino Unido e não há previsão de venda do modelo no mercado brasileiro, infelizmente.

O super sedã de 600 cv já é chamado de C63 AMG killer. Presunçoso? Talvez. Gostamos? Com certeza. Se queremos? Depende: será que eles aceitam um rim e um pulmão como forma de pagamento?

Confiram esta bela galeria de imagens: