Afinal, existiu mesmo uma Ferrari 458 Italia V12?

ferrari-458-italia
Ferrari 458 Italia, o superesportivo que superou a eficiência do Civic VTi 15 anos depois

A Ferrari faz GT’s, superesportivos, modelos semi-pista e mais algumas coisinhas. Mas, dentre seus carros de rua de motor central traseiro, existe uma divisão quase que celestial: carros de 8 ou 12 cilindros em V. Não faz muito sentido imaginar o modelo mais caro com o V8 da macchina de “entrada”, assim como seria heresia devanear com o cofre do esportivo menor recebendo mais 4 cilindros. Só que a palavra “heresia” não existe no vocabulário dos endinheirados.

ferrari-458-challenge
458 Challenge, modelo de pista (repare nas rodas de cubo rápido e no acrílico no lugar dos vidros)

A Ferrari tem um campeonato monomarca, onde versões de pista dos seus carros de produção correm em Fiorano. A 458 Italia não ficou de fora e recebeu uma versão Challenge, que é como ficam conhecidas as Ferrari V8 de pista. E o que isso tem a ver com este carro envolto por uma capa vermelha?

laferrari-v12-ferrari-458-special-edition-1
Mistééériooo

O carro em questão é do colecionador Greg B. Participante do Ferrari Corse Clienti, Greg ostenta diversas máquinas em suas redes sociais, mas este exemplar em especial chama atenção pela aura misteriosa ao seu redor. Ele parece realmente aficionado pela marca italiana, contando até mesmo com onboards num carro de F1 da Scuderia Ferrari!

A suposição maior é que trata-se de uma 458 Challenge equipada com o V12 da LaFerrari. “Mas como assim?!” Simples: a Ferrari estava testando o powertrain do seu hypercar em uma mula de testes, prática comum em qualquer fabricante. Só que as mulas de teste da escuderia italiana são desmontadas após os testes, tornando este modelo em especial uma raríssima exceção digna realmente de colecionador. Acaba por ser um one-off acidental, mas não deixa de ser um modelo único.

Suposição 458 V12
Compare este motor…

Na publicação do Instagram o usuário marchettino comentou esta especulação e ainda afirmou que ouviu este carro correndo em Fiorano. O ronco de um V12 é bem diferente de um V8, o que deixa dúvidas apenas quanto à credibilidade do internauta. Greg restringe a dizer que “é um V12, não é uma LaFerrari, não é um V8 (ah vá, sério?) e não é a carroceria de uma 488”.

ferrari_458_italia_engine
…com o original da 458 Italia. Parecem iguais? Agora olhe este aqui…

O fato é que até hoje não sabemos a verdade sobre a 458 Challenge V12, nem a Ferrari nem o Greg comentam sobre o assunto, o colecionador sequer postou mais alguma foto relacionada. Talvez a política de manutenção da imagem da fabricante italiana não permita que ele rode com este carro em condições normais (e nós sabemos que os italianos tem essas frescuras). Mas até mesmo se esse carro rodasse apenas em Fiorano algum tifosi com certeza já teria flagrado-a.

laferrari-v12-ferrari-458-special-edition-2
Parece que temos algo bem exclusivo aqui, hein?

O importante é que, supondo pelo formato dos coletores de admissão, o que podemos deduzir é que a 458 conta agora com uma parte do trem de força da LaFerrari (sem a parte elétrica), um V12 de 800 cavalos rampantes de 6,3 litros girando até 9.350rpm! Talvez nunca saberemos mais sobre esse mito, por termos de contrato que ele possa ter feito com a Ferrari, porém amamos swaps animais com V12’s.

2014-ferrari-laferrari-engine-above
…vindo da LaFerrari. Será apenas coincidência?

Muitos ainda dizem que a 458 não foi projetada para receber um V8 e, por isso, este é um projeto falso. É aí que entra a segunda possível 458 V12, feita exclusivamente para o guitarrista britânico Eric Clapton.

91398358612319a4a5eeda91fc2a7383
Clapton e sua Ferrari mais do que exclusiva

A Ferrari 458 SP12 EC (de Special Project 12 Eric Clapton) é outro one-off, mas, desta vez, aqui vemos o carro sem disfarces. Trata-se de uma releitura da Ferrari 512 Berlinetta Boxer, carro cujo Clapton possuiu diversas unidades.

eric-clapton-in-his-ferrari-sp12-ec
Alguém parece muito puto com o valor do carro…

Em 2012, Clapton se juntou ao Ferrari’s Centro Stile e ao estúdio Pininfarina para criar a SP12 EC, celebrando a carreira do músico e sua relação de longa data como comprador da marca do cavalinho rampante. Custou cerca de 4,7 milhões de dólares e este valor é tão alto que eu não tenho coragem sequer de convertê-lo para reais.

53755219-770-02x
A 512 BB, de 1976

Muito suspeitou sobre esta 458 possuir um V12, até então da Enzo na época, justamente por ser uma homenagem à 512 (que é equipada com um 12 cilindros). Mas o fato foi desmentido, após algumas afirmações do próprio Clapton, e o que entrega mesmo é o ronco da máquina no Festival de Velocidade em Goodwood de 2013.

Resultado dessa história toda: a Ferrari 458 Italia de 12 cilindros é igual caviar, só ouço falar.