Citroën Jumpy é o novo comercial da marca francesa

Depois de compartilhar a Jumper com a Peugeot Boxer e a Fiat Ducato, todas fabricadas em Sete Lagoas (MG), a PSA parece ter achado uma solução plausível para substituir sua finada van. A resposta está na EMP2, plataforma do C4 Picasso, Grand Picasso e do Peugeot 3008 (calma, ainda iremos falar desta nave espacial).

citroen-jumpy-1
Jumpy apresentada no Salão de Buenos Aires

Até 2018 serão 16 novos modelos na América do Sul completamente alinhados com o portfólio disponível atualmente na França, e tudo começou com os novos C4 Picasso. O próximo passo é a Jumpy, que será apresentada na Fenatran deste ano e será produzida em Montevidéu, Uruguai, ao lado da Peugeot Expert que, como você já deve imaginar, é uma Jumpy com os emblemas do leão.

peugeot-expert
Já era até meio óbvio como seria o visual da Peugeot Expert

Como já era de se imaginar a motorização 1.6 turbo de 173 cv no etanol não estará disponível, dando lugar ao Blue HDI, também 1.6 e também turbinado só que movido à diesel, tanto nas versões furgão como passageiro (chamada de SpaceTourer). Resta saber se a Jumpy terá versões para concorrer com as vans maiores ou se ela atuará no segmento da isolada Vito, da Mercedes-Benz.

citroen-jumpy
O modelo conta até com Heads-up Display: te cuida Vito!

Toda essa movimentação tem o objetivo de dobrar (!) as vendas da linha comercial do Grupo PSA na América Latina até 2021. Lembrando que, na Europa, Peugeot e Citroën são líderes no segmento de comerciais leves, contando com 21,3 % de participação. Estima-se que os preços devem ficar entre R$ 80.000 e R$ 110.000 no Jumpy, indo de R$ 100.000 a R$ 120.000 no SpaceTourer.