Mercedes-Benz traz C 300 Estate Avantgarde para o Brasil

Com um segmento que sofre no Brasil para se manter vivo, a Mercedes traz a linda perua C 300 Estate Avantgarde, que passa a ser, a partir de agora, a única station wagon oferecida pela Mercedes-Benz no Brasil. A nova versão, com motor de 245 cv a 5.500 rpm, 37,73 kgfm a 1.300 rpm  e câmbio automático com nove velocidades, substitui o C 180 Estate anteriormente ofertado no país. Além de mais potência e desempenho, o C 300 Estate traz consigo um completo pacote de equipamentos. Os itens incluem o sistema de estacionamento automático com sensores Parktronic (6 traseiros e 6 dianteiros), interior com bancos de couro – o do motorista com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar – e amplo teto solar panorâmico. O automóvel é prático para viagens e capaz de transportar um bom volume de bagagem, além de equipamentos esportivos e de lazer mantendo, ainda, características de agilidade e dirigibilidade similares as de um sedã esportivo.

A traseira esportiva do novo Classe C Estate oferece uma capacidade de carga que vai dos 490 aos 1.510 litros. Os bancos de trás podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, o que abre uma ampla gama de possibilidades para utilizar o interior em configurações para cinco, quatro, três ou dois ocupantes, acomodando objetos ou volumes de maior porte. Detalhes práticos tornam o compartimento de bagagem ainda mais versátil e fácil de usar. Os encostos dos bancos traseiros podem ser destravados e rebatidos eletricamente, ao toque de uma tecla para ampliar o espaço de carga.

Graças a soluções inovadoras como um projeto de distribuição de forças otimizadas e materiais leves de alta-resistência, a estrutura da carroceria do Classe C Estate é 50 kg mais leve do que o seu antecessor, apesar de ser ter dimensões maiores (96 mm maior em comprimento, 40 mm em largura e 80 mm na distância entre-eixos), além disso o modelo oferece mais espaço interno, proporcionando a base para sua dirigibilidade diferenciada. A marca ainda afirma que o Classe C Estate apresenta o melhor conforto em termos de ruídos por conta do projeto de isolamento acústico, já que o sistema de vedação é o mesmo do Classe S.

Cinco programas de condução permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-Tronic pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo. O motorista pode selecionar o programa de condução desejado ao toque de uma tecla. As opções disponíveis são: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”. A opção “Individual”, adicional, permite que o motorista configure seu veículo de acordo com suas preferências pessoais.

Apesar das duas marchas a mais, em comparação com o câmbio 7G-Tronic Plus anteriormente usado no Classe C, o câmbio 9G-Tronic é tão compacto como o seu antecessor e ainda é 1 kg mais leve (!), graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio extremamente leve da caixa de engrenagens.

A sopa de letrinhas eletrônica da perua inclui o monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (ETS), assistente de partida em subidas (HSA), brake drying (secagem dos discos na chuva) e função HOLD, de parada em semáforos ou situações semelhantes sem necessidade de manter o pé no pedal do freio. Como todos os modelos Mercedes-Benz, o C 300 Estate é equipado de série com o sistema Attention Assist, que pode alertar o motorista em caso de falta de atenção e sonolência. Ele permite ajustar o nível de sensibilidade e fornece ao condutor avisos visuais e sonoros, sugerindo uma pausa para descanso.

O novo C 300 Estate Avantgarde chega ao mercado com preço sugerido de R$ 265.900,00.

Dados técnicos principais

Mercedes-Benz C 300 Estate Avantgarde
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.991 cm³
Potência 245 cv / 5.500
Torque máximo 37,73 kgfm / 1.300 – 4.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h 6,1 s
Velocidade máxima 250 km/h*
Câmbio 9G-Tronic
Peso (kg) 1.595 kg
Pneus 225/50 R17 Runflat
Capacidade do porta-malas (L) 490 – 1.510 (com bancos traseiros rebatidos)
Tanque de combustível (L) 66/7
Dimensões (mm)

Comprimento

Largura

Altura

 

4.686

2.016

1.405

Comprimento 4.702
Largura 2.020
Altura 1.462

* limitada eletronicamente