24 Horas de Spa 2017 – A supremacia GT

GT

Poucas provas do calendário automobilista mundial tem nomes de prestígio. Le Mans, Indianápolis, Mônaco, Nürburgring… E agora as 24 Horas de Spa definitivamente entrou para essa lista. Com uma inscrição de mais de 60 carros no grid de largada, foi a maior que a prova já seviu. A popularização de corridas GT3 está aí pra todo mundo ver, e essa é a prova definitiva.

A corrida, que conta com 3 categorias diferentes (PRO, PRO-AM e AM CUP) e faz parte do calendário da Blancpain GT Series, viu suas últimas 3 horas de corrida com o primeiro e segundo lugares disputando posição com 0,2 centésimos de diferença! A Mercedes AMG GT #90 da equipe AKKA ASP viu seu piloto Raffaele Marciello dar uma aula de pilotagem e concentração sofrendo pressão do Audi R8 LMS #25 da Saintelóc Racing. O Bentley GT3 #8 da M-Sport, que estava com a grade avariada, veio comendo quieto sempre no top 10 e conseguiu o segundo lugar depois de uma longa parada do Mercedes #90. O Audi do trio Haase/Gugnon/Winkelhock faturou o troféu com uma distância de 13 segundos para o segundo colocado, um Bentley com o piloto Maxime Soulet ao volante, no último stint, que foi aos prantos no final da corrida.

PODIO
Pódio da GT PRO, com Audi, Bentley e Mercedes

Na PRO-AM, que teve uma corrida não menos disputada, viu-se o Aston Martin V12 Vantage, carro já velho e ultrapassado liderar boa parte da corrida e conquistar o segundo lugar, com o Mercedes AMG GT #16 da Black Falcon levar o caneco pra casa. Já o terceiro lugar ficou com a Ferrari 488 GT3 #961 da Spirit of Race. Os pontos conquistados pelos pilotos Jonny Adam e Al Harthy da Aston Martin são suficientes para lhes render o título de pilotos da PRO-AM do Blancpain GT Series.

Com uma prova impecável do começo ao fim, a Ferrari 488 #888 da Kessel Racing garantiu uma vitória emblemática com 4 voltas de diferença para o segundo colocado, outra Ferrari da equipe Rinaldi Racing, seguida pela BMW M6 GT3 da tradicional equipe Walkenhorst em terceiro lugar.

Com batidas medonhas, uma prova de madrugada com metade da pista molhada pela chuva e metade seca, várias bandeiras amarelas e um final de corrida digno de ser assistida com pipocas, rendeu às 24 Horas de Spa desse ano um lugarzinho no altar dos deuses do Automobilismo (com A maiúsculo mesmo).

A próxima etapa do Blancpain GT Series será em Budapeste, na Hungria, nos dias 25 a 27 de agosto, com transmissão via stream oficial pela Nismo TV (aprenda com eles, WEC).

Até a próxima!