IMSA WeatherTech Sportscar Championship – Road America

Um prova clássica num circuito histórico dos EUA com vencedor brasileiro e motor japonês. Como diria o Quico, que coisa, não?

O DPi Nissan da Tequila Patrón de Pipo Derani e Johanes van Overbeek quebraram a sequência de 7 vitórias da Cadillac na prova deste domingo. Depois de uma relargada faltando 40 minutos para o final da corrida, Derani que vinha num ótimo ritmo mergulhou na curva 1 para tomar a liderança do Oreca LMP2 da JDC-Miller. “Eu sabia que ali seria a minha única chance de ultrapassagem por causa do downforce, se você encostar demais no carro da frente perde velocidade. Então concentrei na relargada e mergulhei na curva 1. Estou muito feliz pela vitória e a equipe trabalhou duro”, concluiu Derani, que chegou a meros 2 segundos de diferença para o segundo colocado, o Cadillac da Konica Minolta.

Na categoria GTLM a Ford voltou a vencer. O Ford GT #66 da Chip Ganassi conquistou pontos importantes para se manter na briga pelo título com a Corvette Racing e a BMW RLL. Também numa relargada, Joey Hand ultrapassou o Porsche de Lauren Vanthoor para fechar a corrida com bandeira quadriculada, seguido de Porsche e o carro irmão da Ford Ganassi. BMW que fez um prova discreta até, brigando no final com o Corvette de Tommy Milner (conhecido como Tommy Turbo), ganhou bons pontos para continuar na briga pelo campeonato que é liderado pela Corvette, seguido de Ford e BMW com uma diferença de apenas 6 pontos.

A GTD viu a vitória que tardou mas não falhou para a BMW da Turner Motorsports. Não vencendo desde a prova em COTA ano passado, a equipe catou migalhas e conseguiu chegar ao topo nesse final semana, sendo a 13º vitória desde sua entrada, lá atrás quando o campeonato se chamava Rolex Sportscar Series (faz tempo). Não otimistas pelo fraco desempenho do carro ano passado, os pilotos Jens Klingmann e Jesse Krohn foram surpreendidos pelo ótimo desempenho do esportivo, só não liderando uma volta durante toda a corrida. Completando o pódio temos o Porsche da Park Place e o Audi R8 da Stevenson Motorsports. Mas quem lidera mesmo a tabela do campeonato é a Ferrari da Scuderia Corsa seguida pela Mercedes da Riley Motorsports.

Na Prototype Challenge, o piloto da casa levou o caneco para o motorhome. A equipe Performance Tech levou a sétima vitória consecutiva no campeonato, com os pilotos James French e Patricio O’Ward. James, piloto que nasceu perto da pista, teve um gostinho mais doce nessa prova. O grid foi completado pelos dois carros da BAR1 Motorsports.

A próxima etapa será em VIR (Virginia International Raceway) dia 25/08 com transmissão ao vivo da corrida no canal IMSA TV (acesso pelo site) DE GRAÇA!

Até a próxima!

Fotos por Motorsport.com e IMSA.