Carros da Galera – Conheçam o Volkswagen Bora de Rodrigo Araújo

Falaí galera GearHead, hoje estamos postando mais um projeto do Carros da Galera! Além de nos aproximarmos de vocês, isso fará com que todos possam conhecer outros carros, ver diversos pontos de vista em cima do mesmo, despertar aquela paixão escondida meio renegada e até mesmo tirar aquela dúvida final, aquele detalhe que faltava para te animar na compra do veículo!

Lembramos que não queremos apenas os projetos mais absurdos, qualquer um pode participar, o foco aqui é na sua história com seu carro ou outros carros, queremos conhecer nossos leitores também! Hoje traremos para vocês a história de um carro mais manco que jumento com pé quebrado, que mesmo sendo 2.0 anda menos que Palio 1.0 fire, um carro que nem a VW mesmo entendeu porque lançou e quando você fala o nome dele todo mundo acha que a pessoa está te chamando para ir embora. Com vocês a história de Rodrigo Araújo e seu Volkswagen Bora.

Diga seu nome, idade, onde mora…aquela apresentação básica para a galera te conhecer!

Olá sou Rodrigo Araújo, 26 anos, moro em Campo Grande MS e trabalho em uma gráfica até então arrendada (pago uma mensalidade por ela, final do texto entenderão o porque essa informação é relevante).

Qual carro você tem?

Atualmente tenho um Bora 2006 AT.

Ele tem algum apelido?

Não.

Como você acredita que nasceu esta paixão por carros?

Acredito que por meu pai ter uma oficina ainda a moda antiga e ter contato com vários carros diferentes, juntamente com video games em excesso, principalmente por ter sido muito competitivo com meu irmão, (3 anos mais novo) nos jogávamos muito um contra o outro.

Porque escolheu este carro?

Foi uma questão de oportunidade eu tinha um Santana 1997, que estava personalizado ao meu gosto, com rodas bbs (réplicas sim, porque não é nenhuma M3 pra usa originais, que custariam mais que carro) interior bege pintura impecável e com acessórios do evidence, me ofereceram um preço bom nele e acabei trocando no Bora com uma volta pois meu pai tem um Bora mesmo ano/cor, e tinha muitas peças e know-how sendo que meu pai tem Bora dele desde 2007 até atualmente.

Como você acredita que nasceu este amor/paixão/admiração por este carro em especifico?

Ai que a coisa fica interessante, logo quando eu comprei eu o ignorava como projeto, eu só usaria ele como uma pessoa comum , eu nunca tinha vontade de ter o Bora, eu comecei a gosta dele quando fui ver que ele tinha teto-solar e interior bege,e nas minhas pesquisas vi as versões GLi (Jetta Gli Mk4 USA spec e BORA v6 4motion (EU spec) e vi que é um carro bem legal, com acabamento superior ao padrão dos carros de sua categoria e diferenças sutis em relação ao golf sapão foi me conquistando aos poucos.

Quais carros já teve antes do atual?

Uma Saveiro 99 com muitas manolagens e aventuras da idade (18anos), o Santana onde fui contaminado pela onda Eurolook, mas meu bolso não acompanhava minhas ideias, só esses 2 e estacionando Santana ao lado do Bora define bem o estilo de carro que eu gosto, apesar de achar o Bora muito compacto, muito ”gordinho” a silhueta dele.

O carro tem alguma alteração de motor e/ou estética!?

Bem, há de concordar que alteração mecânica em um carro automático com 130k rodado, e usado como daily, e dono não ganha nem 2mil reais por mês é bem improvável, as alterações se resumiram a estética, primeiro foram as rodas Passat r36/ Golf R32 MK5 – de 18×8, depois as molas esportivas H&R, logo em seguida vieram a réplica do body Kit golf VR6 2004, (por isso não tenho a saia traseira) outras alterações se resumem ao xenon no projetor do farol, lanternas traseiras fumes, com pisca vermelho, tapetes beges dvd 3.5” pionner com camera de ré.

Tem alguma pretensão de preparação de motor e/ou estética ou pretende deixar original!?

Não, pois carro está negociado para ser vendido.

Quais você considera os pontos fortes e fracos do carro?

Ponto forte com certeza é visual europeu pois envelheceu bem, o conforto, manutenção preventiva bem em conta (sim as peças são muito baratas), isolamento acustico, a lista de opcionais grande pro ano/preço dele, e a robustez (tive poucos problemas com ele), e até um pouco de status devido ao stance do carro com frisos cromo originais e teto solar.

A coisa complica: consumo primeiramente, um absurdo carro com 116cv, 2.0 fazer entre 5,5 – 6,5 ciclo urbano, cambio lerdo (01M 4 marchas) e fraco, desempenho fraco pra estrada, manutenção corretiva com algumas peças específicias com preço surreal como os frisos dos parachoques originais custarem + 1000 reais no mercado livre na concessionaria 2,500 CADA FRISO DO PARACHOQUE, não é nem parachoque completo….. outros detalhes já são conhecidos do golf sapão, material emborrachado do painel desgasta, barulho das peças plasticas internas depois que carro pega certa kilometragem, farol sempre amarela por ser acrilico tem que fica polindo e espaço para quem vai atras e digno de audi tt. (no meu que tem bancos maiores e teto solar (teto e mais baixo e tem uma leve depressão onde vai as cabeças dos ocupantes de tras, o que nao resolve nada.

Como é o uso no dia-a-dia!? (Conforto, consumo, manutenção, desempenho, etc)

Um pouco ja disse acima nos pontos fortes e fracos, so acrescentar que mesmo com molas esportivas e aro 18 (pneus 225/40 mesmo do Jetta gli) é aceitável o rodar, a frente com spoiler raspa sempre aqui na minha cidade é bem ruim o asfalto, e bem lerdo nas manobras por causa do cambio e no cruzamento depois de um tempo vc pega a pratica em se adiantar no pedal.

Como são seus gastos com o carro?

Ele bebe bastante, gasto + de R$ 600,00 de combustível por mês, mas em compensação ele foi poucas vezes pra oficina, em 2 anos eu troquei apenas itens normais como óleo filtro correia, buchas da bandeja, amortecedores traseiros, coxim do cambio e do motor, peças que não foram de desgaste foi ventoinha, reparo no compressor do ac, reparo no motor de partida, bomba de combustível (1 mes depois que eu o comprei).

Qual foi a viagem mais longa que já fez com ele?

Fui apenas em uma cidade vizinha, 80km.

Como se portou durante a viagem?

Então bem fraco mesmo, manutenção dele está em dia com tudo em ordem mas é caraterística do carro mesmo.

Ele já te deixou na mão? (Quebrar em algum lugar longe de casa/voltar de guincho pra casa) O que aconteceu?

Sim 2x, quando queimou a bomba de combustível a noite em um posto de gasolina perto de casa, carro dormiu lá, arrumei no outro dia. Outra vez foi o motor de partida novamente no posto de gasolina em frente a casa da minha namorada, mas puxei o na corda menos de 1km para a auto-elétrica conhecida.

Qual a melhor história que já teve com este carro!?

Bem comprei ele uns 4 meses antes do meu filho nascer, eu era casado não tinha muitas histórias, mas depois que me separei o teto solar recebeu alguma utilidade para umas meninas de índole duvidosa se exibirem, beberem e cantarem em meio a algum ”rolê” comprometedor kkkkkkkkk

E a pior?

Não tenho historia pior, tem um sentimento ruim de que vejo algumas pessoas julgando, pelo consumo, pelo estilo do carro, achando que muitos pontos e pura luxuria minha que eu tinha que andar de uno way (nada contra mas não faz meu estilo) que eu ia me dar melhor financeiramente e bla bla bla, isso sempre ocorreu., deve ser pela mentalidade caipira e hiluxista da minha região.. sei lá

Pensa em algum dia trocar/vender este carro!?

Então não era o plano até receber uma proposta de negócio para meu local de trabalho se tornar exclusivamente meu, sem pagar arrendamento (R$ 2.000,00 por mês) em troca de maquinário gráfico e o ponto comercial em si.

Se quiser, sinta-se a vontade para fazer um resumão do carro, coloque algo que não perguntamos, algo que você acredita que deva ser citado, algo que você acha que possa inspirar os próximos GearHeads! Valeu!!!

O texto já ficou bem longo posso responder nos comments algo que quiserem, rs. Agradeço e espero ter contribuído à comunidade AGH que tem muito a se destacar dentre tantas outras.

E por hoje foi só pessoal! Essa foi a história do Rodrigo e seu Bora. E se você quer participar do Carros da Galera é só mandar um e-mail para amigosgearheads@gmail.com. Lembrando que o carro da semana sempre será a capa do nosso Facebook. Esperamos que todos tenham gostado e semana que vem tem mais! Para ler sobre outros carros que participaram aqui do carros da galera, clique aqui.

Todas as informações aqui veiculadas são de total responsabilidade do autor das respostas e as mesmas não necessariamente vão representar a opinião do Amigos GearHeads.