Novas rodas de fibra de carbono vindas de Stuttgart: I N O V A Ç Ã O

A Porsche lançou a primeira roda em fibra de carbono trançada do mundo, sendo assim MUITO mais leve que as de liga leve (inception?). Elas estão disponíveis como opcional apenas para a nova Porsche 911 Turbo S Exclusive Series, por enquanto. Não me venham com suas 911’s pacatas que não vai rolar.

As novas rodas, juntas, fazem uma dieta de 8,5 quilinhos em relação a antes oferecida feita de alumínio. Isso é 20% a mais de leveza na casa dos pesos não suspensos, no qual fazem uma bela diferença no comportamento dinâmico do carro, absorvendo forças laterais e longitudinais de uma melhor forma. Além disso, uma massa giratória menor significa melhor aceleração e frenagem (não que os futuros compradores se importarão, mas elas vão ajudar a economizar um pouco de gasolina). A fibra de carbono coberta com uma camada de laquê também faz essas rodas serem 20% mais resistente do que a de alumínio.

Área nerd

Fabricada 100% de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP para os mais entusiastas), a roda é essencialmente feita de dois componentes. O centro da roda é feito de um tipo de tecido entrelaçado de fibra de carbono, no qual involve cortar e juntar 200 partes individuais. O segundo componente, no qual é o processo mais bonito de toda produção, é a base do aro, feita de fibra de carbono entrelaçada por uma máquina que é a maior do mundo, com um tamanho de aproximadamente nove metros, que entrelaça a fibra na sua forma. Depois tudo é entrelaçado junto, a roda é então impregnada de resina e um pouco de magia para serem pré-temperadas em alta temperatura e e alta pressão. Por fim, a roda é aquecida em altas temperaturas para depois, em seguida, irem a para o processo de resfriamento. O miolo da roda é inserido e voilà, você acabou de criar uma roda! MAS QUE BELEZA!

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É fácil ver a diferença entre os dois tipos de fibra

Para mais papo nerd, a CFRP é um material de extrema resistência e rigidez. Com baixa densidade, excelente amortecimento e uma alta resistência a impactos, esse material é usado não só para essas novas lindas rodas do Fuscão, mas também usada em engenharia aerospacial, monocoques da F1 e etc..

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As rodas de fibra de carbono da Ford são feitas de um sistema proprietário de injeção, no qual são mais simples de serem fabricadas (e, consequentemente, muito mais baratas) do que por exemplo as revolucionárias Aircore™ da Koenigsegg. A ovos de Koegnis Koenigsegg usa um processo de fabricação e tecnologia totalmente secretos, usando a melhor qualidade de fibra de carbono, com dois tipos de resina, contendo aros ocos e com superfície lisa dentro e fora do aro. Toda essa tecnologia salvou 20 kg no total e custam mais do dobro das feitas pela Porsche.

O novo opcional virá apenas nas dimensões 9″ x 20″ para as patinhas dianteiras e 11.5″ x 20″ para as patinhas traseiras e o preço com as taxas já inclusas será de bagatelas 15.232 dinheiros europeus, em uma conversão direta de apenas 57 mil Temers (!!!). Estou atualizando freneticamente o configurador no site da Porsche para pedir a minha com este opcional imprescindível!