Um Opala de 400 cv, um raro Puma GTB S3 e muito mais no 1º Itabuna Motocar!

Uma das coisas mais legais que o gosto por carros proporciona são os encontros automotivos. Só que esse é o tipo de coisa que não acontece com tanta frequência em cidades maiores, imaginem na minha que tem menos de 200 mil habitantes. Me refiro aqui a verdadeiros eventos, com infraestrutura, parcerias, exposições e tudo o que tem direito. Não que os encontros semanais no posto de gasolina sejam ruins, muito pelo contrário, eles que mantêm viva a paixão GearHead. Mas eu sentia falta desse tipo de coisa.

Ainda não foi dessa vez que um evento desses invadiu minha cidade, mas enquanto isso não acontece fui até a cidade vizinha (Itabuna, no interior da Bahia) para conhecer um pouco da cena automotiva da região. Carros de todo o sul da Bahia estiveram presentes, além dos já conhecidos motoclubes, confrarias que reúnem os mais diversos gostos sobre duas (ou três) rodas.

Motocar logo
Rolou de tudo no 1º Itabuna Motocar!

É interessante ver como funciona a cena de personalização fora dos grandes centros. Ao contrário dos extensos investimentos em preparação mecânica, aqui encontramos modificações mais tímidas, buscando a originalidade e/ou a confiabilidade do veículo. A região também não ajuda: não existem preparadoras e o dinamômetro mais perto daqui encontra-se na capital. Mas quem disse que isso impede a gente de mexer nos nossos carros?

No primeiro vídeos mostramos alguns modelos presentes no evento, desde um Chevrolet Kadett GSi impecável até um Ford Maverick V8 canadense personalizado com bom gosto. Um raro Puma GTB S3 apareceu para marcar presença, mostrando que o estilo DUB ainda faz muito sucesso por aqui. Mas quem dominou a cena mesmo foram os Opalas e Caravans.

O segundo vídeo vem recheado de entrevistas com alguns donos dos carros presentes, contando um pouco mais da sua história com o veículo. Aqui temos algumas pérolas, como o Chevrolet Brasil 1951 usada para trabalho até hoje, o BMW 328i Cabriolet 1996 do prefeito de Itabuna e o Opala 77/78 turbinado, carburado e no álcool!

Já no terceiro vídeo eu atendo um pedido especial dos motociclistas da região, que pediram algumas filmagens das suas motos no evento. Este clipe em si não foi filmado dentro do Motocar, foi na hora do almoço, onde os participantes se deslocaram para um outro local. Almocei rapidamente e aproveitei para filmar as máquinas antes que seus donos a levassem embora.

Ainda teremos mais um vídeo, contando a história de um entusiasta da Fórmula 1 e grande fã de Ayrton Senna que tem o desejo de construir um autódromo em Itabuna. Mas eu deixarei para contar essa história numa publicação a parte.

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa primeira investida no YouTube! Se inscrevam no canal para mais novidades! Temos muitos planos, incluindo uma seção de análises, mas eu não posso contar muita coisa por agora. Nos vemos nos dias 14 a 17 deste mês no 5º Itacaré Moto Fest para mais uma cobertura de evento. Até lá!