Novo TVR Griffith – Poder britânico

Nessa semana que se passou tivemos a volta da querida marca inglesa TVR lançando sua nova versão do Griffith. A TVR tem em seu DNA carros com visual impactante, prazer em dirigir e performance excepcional, e claro que isso não poderia faltar no novo carro. Com um design que até parece compacto pra um super esportivo, agressivo e sexy na medida certa, é um dos poucos carros lançados atualmente com uma linguagem de design característica, mas os haters como sempre ficam fazendo comparações descabidas. Isso a gente deixa pra lá: o legal mesmo é que a marca que fazia os carros mais insanos do Gran Turismo está de volta!

Mas o mais legal mesmo está por baixo da carroceria. A engenharia e design, que ficaram a cargo da empresa de Gordon Murray (sim, o cara do McLaren F1), fez um chassis chamado iStream, leve e de fácil produção. Por baixo do capô, está um… está sentado, leitor? Por favor, sente-se. Pronto? Ok. Um Ford V8 preparado pela… Cosworth.

E atrás do motor vem o quê? Continue sentado.

Um câmbio manual de seis marchas. Isso sim é um Esportivo com “e” maiúsculo mesmo. Ler Ford V8 e Cosworth na mesma frase me lembrou a F1 dos anos 70…

O bólido terá sua produção limitada a 500 carros. Se você pode, garanta o seu, se você não pode, como já está sentado, aproveite e chore.

Ah, pra terminar, ele tem um pouco mais de 500 cavalos, completa o 0 a 100 em 4 segundos e a máxima é pra lá de 300 km/h. Pronto, o AGH te dá de presente uma caixa lenços para você que se emocionou com este lançamento politicamente incorreto em 2017.