E Suzuka pode ter definido o campeonato – Pitacos F1

Três palavras resumem o último GP de F1: “O Hamilton ganhou”, pronto vocês já até se cansariam de ler, pois apesar de tudo o GP não foi aquela corrida com grandes emoções que esperávamos. Quando pensávamos que Vettel teria alguma chance de voltar a luta pelo título de 2017 seu motor resolve dizer a Vettel que a taça de 2017 não será dele, arrega mais uma uma vez e deixa o alemão praticamente sem chances de vencer este campeonato. A corrida tinha tudo para nos trazer uma ótima batalha entre Hamilton e Vettel, mas tivemos que nos contentar com um Verstappen tendo chances apenas no final da corrida e infelizmente não conseguindo realizar um ataque melhor em cima do inglês.

 

 

Hamilton certamente estava apreensivo ao início da corrida, Vettel poderia tentar uma largada mais ousada, porém antes mesmo do início da corrida o alemão já tinha problemas e não conseguiu largar com tanta força assim, dessa maneira Hamilton não teve muito trabalho, largou muito bem e dominou praticamente a prova toda e sofreu apenas no final, quando Max estava conseguindo um desempenho bem melhor, porém o inglês soube negociar bem com os retardatários que vinham a sua frente e assim conseguiu vencer o GP. Bottas poderia ter feito um trabalho melhor, porém já teve problemas ao perder 5 posições por ter mexido na caixa de câmbio, porém ganhou apenas duas posições (sendo uma de Vettel que abandonou) e no final da corrida até tinha um carro melhor que o de Ricciardo, mas mesmo assim não conseguiu chegar no australiano para lhe tomar a posição e poder ao menos subir ao pódio, acabou fechando na quarta posição.

 

 

Em segundo, Max Verstappen conseguiu um ótimo resultado e até tinha mais carro que Hamilton no final da corrida, o carro rubro taurino se entendeu melhor com os pneus macios e Verstapeen vinha baixando cada vez mais a diferença, até que alguns retardatários começaram a aparecer e dificultaram a vida do holandês que não conseguiu mais chegar para tomar a primeira posição. Ricciardo fez um bom trabalho e algumas boas ultrapassagens, mas não teria chances de alcançar Verstappen, mesmo assim, soube manter a diferença para Bottas que na parte final da corrida vinha com mais carro para ultrapassa-lo.

 

 

Raikkonen que largou apenas na décima posição por problemas em seu câmbio, porém fez uma boa corrida e terminando na quinta posição, infelizmente não teve chances de atacar Bottas mas fez um belo trabalho durante a corrida. Vettel infelizmente sofreu com problemas em seu motor novamente, depois de uma bela corrida de recuperação na Malásia, uma vela acabou de vez com suas chances no campeonato. Campeonato este que merecia um final mais apertado, pois em 2017 tivemos um dos melhores campeonatos dos últimos tempos e independente de quem saia campeão, podem ter certeza, o título será merecido.

 

 

Em sexto Ocon também fez um ótimo trabalho, brigando no pelotão intermediário todo o tempo, dificultando ultrapassagens de gente com mais carro, fez sim uma bela corrida o garoto. Em sétimo Perez também fez um ótimo trabalho, chegando um momento até a ter mais carro que Ocon (porém a equipe não permitiu um embate entre os dois) mas é um resultado que mostra que a equipe tem um ótimo carro e conseguiu desenvolve-lo muito bem durante a temporada, o que é uma grande evolução da equipe que está hoje bem consolidada no quarto lugar no campeonato de construtores.

 

 

Em oitavo Magnussen fez um bom trabalho pela equipe, tentou segurar por um bom tempo os carros da Force India, mas com um carro inferior o melhor que pode fazer foi salvar mais alguns pontos para a equipe. Grosjean também fez um bom trabalho (primeiro não batendo em nada e nem rodando), conseguindo assim também salvar mais alguns pontos para a Haas.

 

 

E fechando os pontos temos Felipe Massa, com uma boa corrida, o circuito de Suzuka proporciona aos pilotos mais experientes mais chances de pontuar e andar na frente mas infelizmente com o chassi que tem o melhor que Massa pode conseguir foi o décimo lugar, que quase perdeu no final da corrida, porém Hulkenberg teve problemas com seu DRS e não conseguiu passar o brasileiro. Já Lance Stroll infelizmente teve um problema com um furo em seu pneu nas voltas finais da corrida, porém o jovem piloto vinha bem, sem cometer erros e fazia uma corrida limpa.

 

 

Fotos por Motorsport.