O Prius vende mais que o Golf no Brasil. É sério.

Já estamos vivendo a revolução das máquinas! O carro automático é cada vez mais desejado, o trânsito é cada vez mais caótico, o meio ambiente só piora e a culpa recai constantemente sobre os automóveis.

Malagrine
Não se engane, ele é um hatch

Enquanto eu tento recuperar o fôlego, aqui vai mais uma notícia que comprova os fatos do parágrafo anterior: o Golf de sétima geração vendeu menos que o Prius no mês passado. A usina turbinada do Golf não foi o suficiente para bater a tecnologia híbrida do hatch médio japonês, fazendo com que o terceiro lugar da categoria ficasse com a Toyota, com 319 unidades vendidas. Hatch, porque o Prius tem apenas dois volumes. É quase um fastback mesmo, só que sem o fast.

7j6xbwd3cqqc1892l8sfq2nen
Quem era o Golf…

É rapaz, quem já foi o Golf. Com apenas 192 unidades, o carro alemão teve uma queda de 29,8% de janeiro a setembro de 2017 em relação ao mesmo período no ano anterior. O mais surpreendente, no entanto, é que o Prius teve um aumento de 766%.

E quais seriam os motivos para esse aumento tão surpreendente? Além do consumo mais baixo do país, o Toyota também tem vantagens como um IPVA reduzido na maioria dos estados e até a possibilidade de usar o carro todos os dias em cidades que possuem rodízio, como no inferno em São Paulo por exemplo.

toyota-corolla-altis
Será que vai ocorrer uma migração de clientes desse carro aqui?

Outro fator determinante de compra é que o carro custa R$ 126.600 desde que foi lançado, há mais de um ano. E isso pode traduzir-se até numa canibalização da linha, com possíveis compradores do Corolla Altis (de R$ 104.850) pensando melhor e levando o híbrido para casa.

peugeot-308-2017-1
Pensando bem, a vida do 308 está bem pior

E setembro ficou assim, segundo os dados da Fenabreve, com Chevrolet Cruze Sport6 respondendo por 634 unidades seguido do Ford Focus e suas 405 unidades. Depois do Toyota e do VW, aparece a Peugeot com 47 unidades do 308.

vw_golf_gti_2017_01
Talvez a demora pelo facelift do Golf aqui no Brasil seja determinante pelas vendas baixas

Com 120 mil reais na mão, você trocaria um Golf GTI por um Prius?