Carros modernos serão um pesadelo para futuros compradores

Isso é algo que venho pensando diariamente sempre que vejo um francês na rua. Em casa tivemos uma Grand Scenic 2007. Carro de família, não a sua lasanha bengadora padrão. O Renaultzão era cheio de tecnologia, sabia tudo o que você queria fazer e o que você deveria fazer. A chave de presença era uma mão-na-roda (até você não saber aonde CARALHOS a colocou). Acontece que, todas essas tecnologias já passaram de 10 anos de idade e começam a dar defeitos e erros.

97f6baes-1920

O ar-condicionado digital com dual zone, que detecta a temperatura ideal, estava com defeito, mal funcionava e jorrava água no assoalho do carro. O teto solar imenso não fechava direito nem com reza brava. E isso foi somando com míseros defeitos, como na chave presencial por exemplo.

A verdade é que: carro novo recheado com tecnologias novas é muito bom. Porém se for para comprar esse mesmo carro, com 10 anos de idade, você terá um bocado de dor de cabeça. Se isso acontece desde já, imagine daqui há mais alguns anos.

Pode soar muito dramático, mas talvez sem querer, entramos em um mercado de carros usados desastroso e não podemos voltar atrás.

Nós GearHeads gostamos de carros usados (seminovo para os mais finos), eles já sofreram a maior depreciação, na qual acontece nos primeiros passos do bebê no primeiro ano. Um carrão pelo preço de um carro mais simples, porém zero-quilômetro. Manutenção mais fácil era algo que poderíamos dizer para carros um pouco mais velhos, porém nem isso podemos dizer mais com toda essa eletrônica embarcada.

75772d1142085965-battery-problem-w211-dsc011221

Imagine você dirigindo seu carro usado, todo feliz pela estrada, quando de repente o carro começa a ficar ruim e você não sabe o que é. Sua viagem já começa a ficar estressante a partir desse ponto, pois a sua cabeça vai focar naquele erro até saber o que é.  Se for algum problema que envolva peças com eletrônica, você, meu irmão, não será feliz na hora de pagar a conta! E será muito provavelmente essa a situação.

Uma Land Rover por exemplo, que carro! Luxuoso e imponente. Uma Land Rover é sinônimo de conforto, com suspensão à ar, sistema all-terrain eletrônico, ajuste eletrônico dos bancos, volante… Percebeu o que esta se repetindo aqui? Sistema eletrônico.

Querendo ou não, isso dará problema e mesmo você tendo pago (supondo) metade do valor original do carro, as peças de reposição ainda serão cobrados com valores cheios.

un

Quanto tempo depois de acabar a garantia de fábrica de um carro, continuará a ser válido comprar um carro usado no ponto de vista financeiro? Mas somos brasileiros GearHeads e não desistimos nunca!