Multas poderão ser pagas no cartão

O querido Contran, Conselho Nacional de Trânsito, alterou as regras para pagamento de multas através da Resolução nº 697. Na prática, a mudança significa que agora você pode pagar suas multas utilizando cartão de crédito, incluindo parcelamento, ou de débito. Mas tenha calma: a mudança ainda depende de cada entidade de trânsito, que deverá fazer as alterações necessárias para aceitar as novas modalidades de pagamento.

3365b6fd5ba515f164c1030063f4a07d

Segundo o governo, o lucro arrecadado vem na redução da inadimplência, já que a operadora do cartão enviará o dinheiro assim que a multa for paga, deixando a dívida entre a bandeira e o titular do cartão. Talvez não funcione de primeira, pois mais de 59 milhões de brasileiros possuem contas em atraso. Mas, pelo menos com o internet banking, será mais fácil pagar para não acabar esquecendo da multa. E outra, o carro estará em situação legal no ato do pagamento, que é processado muito mais rapidamente desta forma.

Apesar de tudo, a modalidade não é nova: donos de veículos registrados no exterior já podem pagar utilizando cartões. O outro adendo é que quem pagar a vista terá um desconto no valor da penalidade. Melhor dizendo, quem pagar parcelado terá um custo maior devido aos juros.