Polêmicas e tretas no GP Americano – Pitacos F1

Não tem nada melhor que uma bela polêmica não é mesmo? Pois bem, além de uma ótima corrida, o GP americano também nos presenciou com uma bela polêmica que com certeza se arrastará até o próximo GP e com certeza será discutido novamente ao final da temporada, mas aquela coisa (e sei que 90% dos leitores vão me crucificar aqui, mas…) regra é regra e Verstappen beneficiou-se de um atalho e cortou a pista para conseguir ultrapassar Raikkonen e por isso foi punido. Sim eu sei que muitos pilotos estavam abusando dos limites da pista, mas onde a galera ultrapassava esses limites era num ponto onde praticamente não se tinha vantagem, um ponto da pista onde não era possível cortar caminho, que foi o que Verstappen fez, ele cortou caminho, usou de um atalho que não era permitido e foi punido, simples assim. Ah e não galera, não foi a Ferrari que pediu ou ordenou que punissem Verstappen, até porque não mal mostraram a ultrapassagem e o replay só foi mostrado quando a punição já estava decretada. Eu sei que a questão é, a punição era realmente necessária? Do ponto esportivo, não, foi linda, deu um belo toque ao final da corrida. Mas a punição foi justa? Claro que foi, Verstappen estava errado e teve que pagar pelo seu erro.

Polêmica discutida, vamos aos resultados! Hamilton venceu mais um GP dos EUA, fez uma ótima corrida, não se afobou quando na largada perdeu a posição para Vettel que havia largado bem melhor, e foi seguindo a corrida acompanhando o alemão até conseguir ultrapassa-lo sem precisar forçar muito o ritmo e para provar que está em uma ótima fase, Hamilton foi abrindo um caminhão de vantagem e em seis voltas já estava 6 segundos a frente, e dali pra frente apenas controlou a corrida tomando apenas um leve susto quando em seu pit stop voltou perto demais de Vettel e quase perdeu a liderança da corrida novamente, porém depois foi tranquilo, tão tranquilo na verdade que pode economizar pneus suficientes para não precisar parar mais e terminou a corrida com tranquilidade na primeira posição. Com essa vitória, dificilmente o campeonato não será decidido no México, pois para ser campeão, Hamilton precisa apenas de um quinto lugar, mesmo que Vettel vença o GP. A Bottas a quinta posição foi um resultado até mais que merecido, o finlandês teve como bom momento apenas a briga contra Ricciardo no começo do GP onde defendeu bravamente sua posição, mas depois foi apagado durante o resto da corrida e depois que Raikkonen o ultrapassou não teve como acompanha-lo e tentar recuperar a posição. No final da corrida sua estratégia de apenas uma parada não foi tão acertada e acabou a corrida com o pneus em frangalhos, tendo que fazer uma parada extra para não perder a quinta posição.

Vettel fez uma boa corrida, com uma ótima largada até teria chances de vencer o GP, mas não tinha carro para tal feito e Hamilton mostrou isso com uma bela e fácil ultrapassagem e depois disso a melhor chance que Vettel teve foi nas paradas dos boxes que ao parar mais cedo até estava virando melhor que Hamilton mas não foi o suficiente para passar o inglês . Raikkonen até que finalmente fez uma boa corrida, acabou cometendo um erro na largada mas conseguiu se recuperar bem e subir no pódio. Travou uma bela batalha contra Bottas no final da corrida, mas eu acho que ele demorou muito para passar o finlandês, demora que praticamente lhe custou o pódio, que Raikkonen apenas o conseguiu porque Verstappen foi punido.

E falando sobre Verstappen, ele novamente sente a sensação de como é ter o doce roubado de suas mãos, mas não vou repetir o que falei acima, acredito que regras são regras e elas devem ser cumpridas, Verstappen fez uma ultrapassagem e ganhou vantagem, se tivesse deixado Raikkonen seguir e tentasse em outra curva sem cortar caminho não seria punido. Enfim, o importante é saber que o holandês fez uma ótima corrida, veio lá do fundo do pelotão, foi angariando posições e fazendo belas ultrapassagens o quarto lugar no final não é de todo ruim e mostra como o garoto vem fazendo um ótimo trabalho. Infelizmente Ricciardo não teve a mesma sorte, seu motor acabou arregando no meio da corrida e teve de abandonar. Provavelmente o terceiro lugar no pódio seria seu.

Em sexto temos um ótimo Esteban Ocon, que quebrou o recorde de corridas terminadas desde a estreia, são 26 corridas desde que começou a correr que ele não abandona. O jovem garoto vem provando sua qualidade e mesmo tendo alguns problemas consegue supera-los muito bem, vem fazendo uma temporada sólida e consistente e conseguiu manter sua vantagem diante de um aguerrido Sainz que também estreou muito bem na Renault. Perez terminou em oitavo, fez uma ótima prova, mas como falei a pouco Sainz estava com pneus em melhores condições mas Perez nos proporcionou uma bela batalha, foi duro e não facilitou a ultrapassagem para o espanhol.

Falando em Carlos Sainz, o ex-Toro Rosso estreou muito bem em sua nova equipe, desde os treinos vinha fazendo ótimos tempos, conseguindo na classificação chegar ao Q3 (diferente de Hulkenberg) e fez uma ótima corrida, travou uma bela e dura batalha contra Perez, além de agressivo foi limpo e trouxe um ótimo resultado em sua estreia. Hulkenberg infelizmente abandonou nas primeiras voltas, mas mesmo assim já não tinha conseguido um grande resultado na classificação.

Em nono Felipe Massa salva mais alguns pontos para Williams, numa atuação um tanto quanto apagada e algumas estratégias um tanto quanto controversas. Ao menos correu bem e se livrou de problemas, leva mais alguns pontos para casa. Já Lance Stroll que ainda não conhecia muito bem o circuito norte americano terminou apenas em décimo primeiro, mas também fez uma boa corrida, livre de problemas.

E fechando os pontos, o ex-demitido Kvyat terminou na décima posição em um resultado um até que inesperado já que o russo esteve fora da última corrida e voltou fazendo um bom serviço para ver se continua na equipe no próximo ano. Já Brendon Hartley que estreou na F1 neste GP terminou em décimo terceiro, um bom resultado para quem só foi conhecer o carro durante os treinos livres de sexta-feira.

Fotos por Motorsport.