Novo Polo pode ganhar uma versão R com 300 cv

Não passa de especulação, mas o mundo automotivo já entrou em êxtase com a notícia. Fontes ligadas a Volkswagen declararam ao site Autocar que a VW está planejando lançar um Polo R com o powertrain do Golf R. Isto significa que teremos um Polo com o EA-888 2.0 turbo calibrado para render 300 cv e o sistema de tração integral 4Motion, tudo provindo do irmão mais velho (que produz 310 cv). Ainda de acordo com a Autocar, já existem protótipos rodando.

poli-git-08_0
Imaginem uma versão R disso

E como isso é possível? É bem simples: o Polo utiliza a plataforma MQB A0, que nada mais é que uma simplificação da plataforma MQB utilizada pelo Golf. Com exceção da suspensão traseira, o resto é quase idêntico. Outra prova disso é que o atual Polo GTI já utiliza o motor do Golf GTI, que é o mesmo motor do Golf R só que com uma calibração mais agressiva e a famosa turbina IS38. Ralf Köling, diretor da linha de carros compactos da VW, diz que “existe espaço o suficiente para toda a refrigeração extra no Polo”, deixando claro que, tecnicamente, é viável.

poli-git-10_0
A versão GTI já é estúpida o suficiente

Se teremos de fato este modelo, é provável que ele só saia ano que vem. Primeiro porque pensar no fim de ano já é complicado por causa das festas comemorativas, e segundo que um Polo R, mesmo com 10 cv a menos que o Golf R, poderá canibalizar as vendas do modelo maior. O próprio Polo GTI rende apenas 200 cv, para evitar concorrência com o Golf GTI.

germany-frankfurt-aut-fran-5
O modelo GTI já possui menos potência que o Golf

O mais interessante de tudo é pensar que já existem engenheiros da VW se divertindo com esse carrinho em alguma pista de testes por aí.