Um Toyota Prius com motor de Dodge Hellcat é o símbolo máximo da ironia – SEMA Show 2017

É, isso mesmo que você leu. O SEMA Show deste ano trouxe muitas loucuras, mas uma delas me deixou bastante curioso. Afinal, o que se passa na cabeça de alguém que pega um Prius e coloca o motor Hellcat nele?

Ainda duvida? O vídeo está aí para provar.

Prius V8 2
Politicamente incorreto é pouco para este Prius

O carro foi montado por Nick Filippides e sua equipe. Ele é o dono da American Racing Headers, uma das preparadoras mais famosas dos EUA, e toda essa expertise em drag race foi levada para o seu projeto mais ousado; o Prius com motor Hellcat. A ideia, segundo ele, era de pensar fora da caixa na hora de pôr o projeto em prática.

Prius V8 4
O que mais se destaca é o compressor, bem maior que o original

O motor é um crate engine (ou seja, comprado na caixa, novo), o câmbio é o mesmo Tremec manual de 6 marchas do Hellcat, o diferencial traseiro é um Ford de 9 polegadas e a grande diferença está no compressor: o original de 2,1 litros da IHI foi substituído por uma peça de 4,5 litros! Ele afirma que é capaz de completar o quarto de milha em apenas 8 segundos sem mexer nas peças móveis, mas ainda não consegue definir qual seria o máximo de potência que a usina consegue produzir.

Prius V8 10
A suspensão traseira tem acerto para arrancada, semelhante ao que temos no Dodge Demon

Toda a parte de baixo desse monstro é feita sob medida, incluindo o sub-chassi dianteiro. A suspensão também é preparada para a arrancada, assim como os freios a disco da Willwood nas quatro rodas.

Prius V8 9
A parte de baixo do carro é exclusiva para este projeto

Os pneus são Mickey Thompson nas quatro rodas, que foram feitas por encomenda para o modelo, “específicas para arrancada mas fortes o suficiente para rodar nas ruas”.

Prius V8 3
MURICA!

Ele ainda afirma que fizeram o carro para as ruas, pois ainda conta com sistema de aquecimento, ar-condicionado e até um tanque de 20 galões de capacidade (o que dá uns 75 litros). Segundo Nick, o PriuSRT8 faz 10,63 km/L na estrada. Um Prius. Com um V8 supercharger. Bebe menos que o meu Palio Sporting.

Prius V8 6
Os bancos vêm do Pontiac Trans AM

O interior incorpora o painel do Mustang enquanto que os bancos vêm do Pontiac Trans-AM. Os forros de porta são originais do Prius, com uma leve customização. Além dos itens de conveniência já citados, o carro ainda possui vidros e travas elétricas. É quase um daily driver!

Prius V8 5
O interior de Mustang ostenta o bom e velho câmbio manual

O carro veio de Nova York para Las Vegas com apenas 800 cv de roda, uma configuração considerada mais conservadora. O apresentador do Car Throttle ainda pergunta, considerando toda a selvageria que deve ser guiar esse carro, “por quê manual?” e o senhor Filippides responde “porque é mais divertido”. MEU DETECTOR DE GEARHEAD EXPLODIU!

Prius V8 8
Sim, o carro é verde, pode confiar Greenpeace

Mas a outra pergunta teve uma resposta ainda mais direta. Soou até meio irônico perguntar “por quê fazer isso?”, mas o apresentador a fez e a resposta não poderia ser melhor: “para ser politicamente incorreto”. Uma prova disso são os inúmeros adesivos debochados na traseira do veículo, como o “Weapon of Mass Consumption” (arma de consumo em massa) ou o “This Car is Green” fazendo referência aos carros verdes (e esse de verde só tem a cor). Até o rosto do Trump está dentro do veículo, pois “quem mais politicamente incorreto do que ele?”, completa o preparador.

Prius V8 7
É um híbrido, só que meio diferente

O mais interessante é que o carro continua híbrido. Nick explica que “o PriuSRT8 queima gasolina e pneus, então ele continua sendo um carro híbrido”. Pensando melhor a respeito, faz bastante sentido.

Prius V8 1
Simplesmente ANIMAL!