Fla-Flu automotivo: as maiores rivalidades entre marcas

O ser humano, por natureza, adora uma rivalidade. Eis a origem da paixão do brasileiro  comum por futebol, novela e filmes de Hollywood. Ao extrapolar a inclinação natural pelo antagonismo, observamos o fenômeno “Fla-Flu” em praticamente tudo:

  • Marvel X DC Comics, entre os entusiastas de super-heróis;
  • Apple X Samsung (ou iOS X Android) entre os fãs de eletrônicos;
  • Fórmula 1 X Indy X Nascar para quem curte automobilismo;
  • Brahma X Antarctica. Você deve lembrar da antiga rivalidade entre as cervejas brasileiras. Você deve ter tido pai, avôs ou tios que compraram brigas homéricas discutindo qual era a melhor, e ficaram com a cara no chão quando elas se uniram para formar a AmBev.

Quando o assunto recai em carros, é natural ocorrer a mesma divisão. Pelo fato de existir uma miríade de marcas, modelos, nacionalidades, carrocerias e características técnicas, as rivalidades se mostram muito mais diversificadas em relação ao outros assuntos, como futebol.

Este primeiro artigo descreve as rivalidades das marcas generalistas mais famosas de cada país:

Marcas generalistas

Este outro trata das disputas entre as marcas, categorias e modelos norte-americanos:

Marcas americanas

Esta aqui se tornou objeto de estudo dos analistas do mercado automotivo nos últimos três anos. Apesar de o consumidor brasileiro não ter notado, a rixa ganhou proporções gigantescas:

Quarteto fantástico x Quarteto enferrujado

O superclássico dos carros, o verdadeiro Barcelona X Real Madrid automotivo:

Ferrari versus Lamborghini

Quer tirar os entusiastas de carros alemães do sério? Diga que Mercedes e BMW são iguais e para o mesmo público. O quadro abaixo resume centenas de horas de discussão sobre os carros de luxo mais desejados do mundo.

Diferenças entre as marcas alemãs de luxo