BMW, Mercedes, Ford, Audi e Porsche se unem na europa para criar rede de recarga de carros

O grupo BMW, Daimler AG (Mercedes), Ford Motor Company e o grupo Volkswagen (com a Audi e Porsche) criaram o uma Joint Venture chamada IONITY, que irá desenvolver e implementar uma rede de alta potência de carregamento (na sigla em inglês HPC) para veículos elétricos em toda a Europa.

O grupo IONITY pretende lançar aproximadamente 400 estações de HPC até 2020, facilitando as viagens de longa distância e mercando um passo importante para os veículos elétricos. Com sede em Munique, Alemanha, o empreendimento é liderado Diretor Presidente Michael Hajesch e o Diretor de Operações, Marcus Groll, eles pretendem já contar com até 50 postos de HPC no início de 2018.

“A primeira rede HPC desempenha um papel essencial no estabelecimento de um mercado de veículos elétricos. A IONITY oferecerá nosso objetivo comum de oferecer aos clientes capacidade de pagamento rápido e pagamento digital, para facilitar a viagem de longa distância “, disse Hajesch.

Um total de 20 estações serão abertas ao público ainda em 2017, localizado em estradas principais na Alemanha, Noruega e Áustria, a intervalos de 120 km, através de parcerias com “Tank & Rast”, “Circle K” e “OMV”. Até 2018, a rede se expandirá para mais de 100 estações, cada uma que permite que vários clientes, que dirigem diferentes carros de fabricantes, cobrarem seus veículos simultaneamente. Com uma capacidade de até 350 kW por ponto de carregamento, a rede usará o sistema de carregamento combinado padrão de carga europeu para reduzir significativamente os tempos de carregamento em comparação com os sistemas existentes.

Com essa abordagem e distribuição em toda Europa, o grupo espera ajudar a tornar os veículos elétricos mais atraentes ao públicos e assim cumprir as normas de emissões e também atingir as metas de reduzir os carros movidos a combustão interna. Além de tudo o sistema contará com diversos meios de pagamento, facilitando a quem estiver na estrada poder carregar seu carro tranquilamente.

Escolher os melhores locais leva em consideração a integração potencial com as tecnologias de cobrança existentes e a IONITY está negociando com as iniciativas de infra-estrutura existentes, incluindo as que são suportadas pelas empresas participantes e pelas instituições políticas. O investimento sublinha o compromisso que os fabricantes participantes estão fazendo nos veículos elétricos e depende da cooperação internacional em toda a indústria.

Os sócios fundadores de cada fabricante, têm partes iguais na joint venture, enquanto outros fabricantes de automóveis são convidados a ajudar a expandir a rede.

“O lançamento da IONITY representa um avanço no movimento em direção a uma infra-estrutura abrangente de cobrança rápida na Europa”, diz o presidente da Junta Executiva da Porsche AG, Oliver Blume. “Criar uma infra-estrutura de carregamento funcional é necessária para assegurar que a eletromobilidade seja aceita e expandida. Com a rede de cobrança rápida da IONITY, estamos assegurando que nossos clientes possam usar carros elétricos em longas jornadas sem comprometer a conveniência. Essas estações de alta carga são capazes de carregar nossa Mission E para 80% em apenas 15 minutos – equivalente a uma faixa de 400 quilômetros.” O Mission E é o primeiro carro esporte puramente elétrico da Porsche. Chegará ao mercado em 2019, levando a mobilidade eletrônica ao uso diário.